O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica

Autores/as

  • Anita Handfas
  • Julia Polessa Maçaira

Palabras clave:

Ensino de sociologia na educação básica brasileira, Estado da arte, Produção do conhecimento, Pesquisa na pós-graduação

Resumen

O artigo traz os resultados da análise do estado da arte sobre o ensino de sociologia na educação básica brasileira. Tomando por base as pesquisas provenientes dos programas de pós-graduação, foram analisados os resumos de 41 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado disponíveis no banco de teses da Capes, defendidas entre 1993 e 2012. O objetivo do levantamento foi estimar a evolução da produção científica sobre o tema, levando-se em conta os dados de identificação, a origem do programa, a circulação do conhecimento na comunidade científica e o perfil teóri-co e metodológico adotado. O levantamento indicou já existir um acúmulo considerável de pesquisas sobre a temática, sobretudo a partir da década de 2000. Constatou-se também que as pesquisas estão concentradas em programas de pós-graduação em educação e em sociologia ou ciências sociais, com leve predomínio para a primeira. Do ponto de vista teórico e metodológico foram identificados problemas no estabelecimento de parâmetros teóricos e conceituais que possam tomar o ensino de sociologia na educação básica como um objeto de estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAREGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. (2011), “Campo científico, institucionalização acadêmica e a disciplina de Sociologia na escola”. Trabalho apresentado ao 15º Congresso Brasileiro de Sociologia. Curitiba, Sociedade Brasileira de Sociologia.

CORRÊA, Mariza. (1998), “A revolução dos normalistas”. Cadernos de Pesquisa, 66: 13-24.

CUNHA, Luiz Antônio. (1992), “A educação na sociologia: Um objeto rejeitado?”. Cadernos CEDES, 27: 9-22.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. (2002), “As pesquisas denominadas ‘estado da arte’”. Educação & Sociedade, 23, (79): 257-72.

GIL, Antônio Carlos. (2008), Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas.

GOUVEIA, Maria Aparecida Joly. (1992), “Comentários sobre os trabalhos de Luiz Antônio R. Cunha e Silke Weber”. Cadernos CEDES, 27: 81-4.

HANDFAS, Anita. (2011), “O estado da arte do ensino de sociologia na educação básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica”. Revista Inter-Legere, 9: 386-400.

MARTINS, Carlos Benedito. (1992), “Apresentação”. Cadernos CEDES, 27: 5-8.

______. (2002), “Estudos sociológicos sobre educação no Brasil (comentário crítico)”, in Sergio Miceli (org.), O que ler na ciência social brasileira (1970-2002) – Volume IV, São Paulo, Sumaré/Anpocs.

MORAES, Amaury Cesar. (2003), “Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato”. Tempo Social, São Paulo, 15, (1): 5-20.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. (2002), “Estudos sociológicos sobre educação no Brasil”, in Sergio Miceli (org.), O que ler na ciência social brasileira (1970-2002) – Volume IV, São Paulo, Sumaré/Anpocs.

SILVA, Ileizi. (2002), “O ensino de ciências sociais: mapeamento do debate em periódicos das ciências sociais e da educação de 1940-2001”. Trabalho apresentado ao 13º Congresso Nacional de Sociólogos. Anais... Curitiba, Federação Nacional dos Sociólogos. (mimeo.)

Publicado

2012-07-01

Cómo citar

Handfas, A., & Maçaira, J. P. (2012). O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (74), 43–59. Recuperado a partir de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/373

Número

Sección

Balanços Bibliográficos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.