Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Requisitos para submissão

Os manuscritos submetidos devem ser inéditos (não publicados em livros, revistas ou periódicos) e devem manter exclusividade com a BIB durante o processo de avaliação. Textos previamente abertos em servidores de pré-publicação (preprints) reconhecidos são bem-vindos. A lista completa de servidores de preprints aceitos pela BIB pode ser consultada aqui

Ao menos um/a dos autores/as dos manuscritos deve ter no mínimo o título de mestre e todos os autores devem indicar seus números de registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Não são cobradas taxas para submissão de textos.

Artigos em autoria coletiva devem apresentar obrigatoriamente, na aba “comentários ao editor”, as contribuições específicas de cada autor(a) na construção do artigo submetido à revista.

A revista aceita artigos com no máximo cinco autores(as).

Conflitos de interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Ao submeter um manuscrito, o autor torna-se responsável por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. No manuscrito, deve ser reconhecido todo apoio financeiro para o trabalho e eventuais outras conexões, financeiras ou pessoais, com relação à pesquisa.

Igualmente, o parecerista deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se impedido.

Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Diretrizes para os autores

Resumos e palavras-chave

Todos os manuscritos devem ser submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. Também devem estar acompanhados de resumo em português e inglês com até 1.000 caracteres com espaços e 5 palavras-chave, na mesma configuração do artigo. Os resumos devem especificar:

  • Área temática do balanço ou revisão.
  • Questões e problemas fundamentais da área temática analisada.
  • Critérios de demarcação dos trabalhos analisados.
  • Método de análise dos trabalhos, quando houver.
  • Convergências e divergências fundamentais na literatura analisada.
  • Pontos fortes e fracos da literatura analisada.

Não serão aceitos manuscritos fora dessas regras.

Idiomas

Podem ser submetidos artigos nos idiomas português, inglês e espanhol que, se aprovados, serão publicados na língua original. Ao submeter o artigo, o(a) autor(a) concorda em receber pareceres nas três línguas. Submissões em inglês poderão receber pareceres na mesma língua ou em espanhol. Os (as) autores (as) de artigos em inglês ou espanhol aprovados arcarão com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. A indicação de revisores será realizada exclusivamente pela BIB.

Estabelecimento do texto

O título do artigo deve ter, no máximo, 90 caracteres com espaços, além do nome do(a) autor(a), que deve vir acompanhado de sua filiação institucional, cidade, estado, país e e-mail institucional.

As menções a autores(as) no correr do texto seguem a forma (Autor(a), data) ou (Autor(a), data, página), como nos exemplos: (Abbott, 1999) ou (Abbott, 1999, p. 165). Se houver mais de um título do mesmo autor(a) no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: (Bourdieu, 2001a), (Bourdieu, 2001b) etc.

As citações textuais devem aparecer entre aspas no corpo do texto, quando inferiores a três linhas, e entre aspas em novo parágrafo, quando maiores de três linhas. Citações deverão ser traduzidas à língua empregada pelo artigo, indicando em nota de rodapé o tradutor quando da primeira citação traduzida.

Inserir em notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 250 caracteres com espaços por nota.

No caso de artigos com tabelas, quadros, gráficos e figuras, informar em cada um(a) a fonte utilizada, inclusive quando se trata de elaboração própria (por exemplo: “elaboração própria com base em IBGE 2005”, ou “elaboração própria com base em Santos 2002”). Quando os dados são originários de projeto coordenado pelo autor(a), é preciso informar o nome do projeto como fonte.

As regras básicas para utilização de siglas são: para siglas com até 3 letras, utilizar todas maiúsculas (USP, PUC, OAB). Para todas as siglas pronunciáveis como palavras, a partir de 4 letras, utilizar somente a primeira letra em maiúscula (Fapesp, Unicamp, Uerj). Para siglas, a partir de 4 letras, não pronunciáveis como palavras, utilizar todas as letras em maiúsculas (UFMG, UFRJ, ABNT). As regras para a composição de siglas também devem ser aplicadas à bibliografia.

 Critérios bibliográficos

A bibliografia é situada no final do artigo ou do comentário (se for o caso), em ordem alfabética.

  • Títulos de livros, periódicos, jornais, revistas, discos, filmes, quadros e esculturas devem vir sempre em itálico.
  • Nomes de capítulos, de poemas, de músicas e títulos de artigos, entre aspas.
  • Nomes de jornais devem ser grafados exatamente como no original: Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Commercio (Recife).

As referências deverão seguir as seguintes regras conforme o tipo de material citados:

  • LIVRO: sobrenome do autor(a) (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome (em caixa alta e baixa) /PONTO/ data entre parênteses /VÍRGULA/ título da obra em itálico /PONTO/ nome do tradutor /PONTO/ nº da edição, se não for a primeira /VÍRGULA/ local da publicação /VÍRGULA/ nome da editora /PONTO.

Exemplo: BUTLER, Judith. (2015), Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Tradução de Renato Aguiar. 8a edição, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

  • ARTIGO: sobrenome do autor(a), seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /DOIS PONTOS/ numeração das páginas.

Exemplo: VILLAS BOAS, Glaucia. (2014), "A Recepção Controversa de Max Weber no Brasil (1940-1980)"; Dados, 57, 1: 5-33.

  • ARTIGO ELETRÔNICO: sobrenome do autor(a), seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /DOIS PONTOS/ numeração das páginas. Incluir DIA/MÊS/ANO DA CONSULTA e Disponível em (endereço do site/nome da revista) /PONTO/ISSN.

Exemplos: REIS, Elisa Pereira; REIS, Fábio Wanderley & VELHO, Gilberto. (1997), “As ciências sociais nos últimos 20 anos: três perspectivas”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 12 (35). Disponível em www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091997000300002, consultado em 30/6/2013.

WALKER, R. (2005), “The double outside of the modern international”. Disponível em http://www.uvic.ca/polisci/walker/publications.htm, consultado em 17/9/2007.

FAUSTO, Carlos. (2008), “Donos demais: maestria e domínio na Amazônia”. Mana – Estudos de Antropologia Social, 14 (2): 329-366. Disponível em www.scielo.br/pdf/mana/v14n2/a03v14n2.pdf, consultado em 4/7/2011.

  • COLETÂNEA: sobrenome do autor(a), seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) / ''título do capítulo entre aspas'' /VÍRGULA/ in (em itálico)/ iniciais do nome, seguidas do sobrenome do(s) organizador(es) /VÍRGULA/ título da coletânea, em itálico /VÍRGULA/ local da publicação /VÍRGULA/ nome da editora /PONTO.

Exemplo: KYMLICKA, Will. (2001), “Territorial Boundaries: A Liberal Egalitarian Perspective”, in David Miller; Sohail Hashmi (ed.), Boundaries and Justice, Princeton, Princeton University Press.

  • TESES E DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS: sobrenome do autor(a), seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) /VÍRGULA/ título da tese em itálico /PONTO/ grau acadêmico a que se refere /VÍRGULA/ instituição em que foi apresentada /VÍRGULA/cidade/PONTO.

Exemplo: LEAL, Natacha Simei. (2014), Nome aos bois. Zebus e zebuzeiros em uma pecuária brasileira de elite. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.

  • MATÉRIA DE JORNAL ASSINADA: sobrenome do autor(a), seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/data da publicação/PONTO/nome do caderno ou seção entre parênteses/PONTO.

Exemplo: AMORIM, Celso. (2002), “Guerra contra o Iraque é evitável”. Folha de S. Paulo, 25 set. (caderno Cotidiano).

  • MATÉRIA DE JORNAL NÃO ASSINADA: nome do artigo entre aspas, com a primeira palavra em maiúscula/PONTO/ano entre parênteses/VÍRGULA/nome do jornal em itálico/VÍRGULA/dia e mês/PONTO/nome do caderno ou seção entre parênteses/PONTO.

Exemplo: “A PESQUISA em saúde nas ciências sociais e humanas: tendências contemporâneas”. (2005), Folha de S. Paulo, 22 ago. (caderno Cotidiano).

Revisão e correção

Todos os textos são submetidos a processo de revisão ampla, ortográfica, gramatical e estilística. Os textos, já revisados, passarão por aprovação dos(as) autores(as) antes da publicação. A revisão visa assegurar a compreensibilidade e qualidade formal dos artigos veiculados na BIB. A comissão editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões d(a) corretor(a) sem justificação razoável

 

Balanços Bibliográficos

Avaliação crítica de um conjunto amplo de trabalhos acadêmicos de determinado campo temático ou disciplinar das ciências sociais publicados ou defendidos nos últimos 10 (dez) anos, a contar da data da submissão do manuscrito.

Revisão Anual

Comentário crítico de um conjunto pequeno de trabalhos acadêmicos (entre cinco e dez artigos, livros e/ou teses) de uma determinada área ou sub-área temática e publicados ou defendidos nos últimos 4 (quatro) anos, a contar da data da submissão do manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.