Sociologia da educação brasileira

diversidade e qualidade

Autores/as

Palabras clave:

Sociologia da Educação, Brasil, Campo disciplinar, Produção científica, Abordagens sociológicas

Resumen

Este artigo analisa o conteúdo e as diferenças de abordagens teórico-metodológicas encontradas nos estudos brasileiros na área de Sociologia da Educação, buscando aproximar do formato estabelecido nos balanços clássicos e contempo-râneos feitos pela literatura internacional. Iniciando pela delimitação da educação como objeto da sociologia, o artigo distingue abordagens sistêmicas, individualistas e de médio alcance, percorrendo os temas: famílias, estado e políticas, instituição escolar, diferentes níveis de ensino, transições escolares e estratificação educacional, currículo explícito e oculto, conflito e violência na escola. O Brasil se alinha com o melhor da produção internacional, mantendo ainda uma preferência marcada pela obra de Pierre Bourdieu, mas já agregando os trabalhos de François Dubet e Stephen Ball. Permanecem importantes desigualdades regionais na produção da área. A diversidade de temas, abordagens, metodologias assume um olhar crítico sobre o nosso sistema de ensino, esmiuçando os mecanismos e processos, atores e grupos, práticas e valores que desembocam nesse resultado perverso de manutenção das desigualdades. E esse é o ponto mais positivo dessa produção

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior.

Citas

ALEXANDER, J. The Centrality of the Classics. In: TURNER, S. (org.). Social Theory and Sociology: The Classics and Beyond. Cambridge: Blackwell, 1996.

ALMEIDA, A. M. F.; HEY, A. P. Sociologia da Educação: Olhares sobre um campo em ascensão. In: MICELI, S.;

MARTINS, C. B. (orgs.). Sociologia brasileira hoje II. Cotia: Ateliê Editorial, 2018. p. 253-309.

ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. A Escolarização das Elites: um Panorama Internacional da Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002.

ALON, S. The Evolution of Class Inequality in Higher Education: Competition, Exclusion, and Adaptation. American Sociological Review, v. 74, n. 5, p. 731-755, 2009.

ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. p. 482-500.

APPLE, M. W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes , 1997.

APPLE, M. W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da Educação: Análise Internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.

ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.

BAKER, D. P. The Schooled Society: The educational transformation of global culture. Stanford: Stanford University Press, 2014. 342 p.

BALBACHEVSKY, E. The role of internal and external stakeholders in Brazilian higher education. In:

SCHWARTZMAN, S. et al. (orgs.). Higher Education in the BRICS countries. Heidelberg: Springer Science + Business Media Dordrecht, 2015. p. 193-214.

BALL, S. J. Education Policy and Social Class: The selected works of Stephen J. Ball. Milton Park, Reino Unido: Routledge, 2006.

BALL, S. J. Global Education Inc.: New Policy Networks and the Neoliberal Imaginary. Londres: Routledge, 2013.

BALL, S. J. Politics and Policy-making in Education: Explorations in Policy Sociology. Londres: Routledge , 1990.

BALL, S. J. The Sociology of Education: a disputational account. In: BALL, S. J. (org.). The Routledge Falmer

Reader in Sociology of Education. Londres: Routledge , 2004. p. 1-12.

BALL, S. J.; JUNEMANN, C.; SANTORI, D. Edu.net: Globalisation and Education Policy Mobility. Londres: Routledge , 2017.

BALL, S.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as Escolas Fazem as Políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BALL, S.; MAINARDES, J. (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BALLANTINE, J.; HAMMARCK, F. The sociology of Education. Nova York: Taylor and Francis, 2012.

BARBOSA, M. L.; VIEIRA, A.; TAGLIARI, C. Institutional and social factors of performance and completion of higher education. CHER ANNUAL CONFERE, 30., 2017, Jyväskylä, Finland. 2017. [artigo disponível sob demanda à autora.].

BARBOSA, M. L. O. Expansão, diversificação, democratização: questões de pesquisa sobre os rumos do ensino superior no Brasil. Caderno CRH, v. 28, n. 74, p. 247-253, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200001

BARBOSA, M. L. O.; SANT’ANNA, M. J. G. O espaço urbano na escola: efeitos sobre a distribuição da qualidade. Sociologia da Educação, n. 1, p. 40-70, 2010.

BELTRÃO, K. I.; ALVES, J. E. D. A Reversão do Hiato de Gênero na Educação Brasileira no Século XX. In:

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2004. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/ viewFile/1421/1386>. Acesso em: 10 jan. 2019.

BOUDON, R. As Desigualdades de Oportunidades. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.

BOUDON, R. Effets Pervers et ordre social. Paris: PUF, 1977.

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BOUDON, R. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes , 1999.

BOUDON, R. La Distinction: Critique sociale du jugement. Paris: Les Editions de Minuit, 1979.

BOUDON, R. Le Sens pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology.

Londres: Routledge , 1992.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. 556 p.

BURGOS, M. B. Escola e projetos sociais: uma análise do “efeito-favela”. In: PAIVA, A. R.; BURGOS, M. B. (orgs). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. p. 59-131.

BURGOS, M. B. (org.). A Escola e o Mundo do Aluno: Estudos Sobre a Construção Social do Aluno e o Papel Institucional da Escola. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

BUSEMEYER, M. Skills and Inequality: Partisan Politics and the Political Economy of Education Reforms in Western Welfare States. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

CARVALHAES, F. A. O. A tipologia ocupacional Erikson-Goldthorpe-Portocarero (EGP): uma avaliação analítica e empírica. Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 3, p. 673-703, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922015.00030005

CARVALHO, M. P. de et al. Cuidado e Gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras. Educação em Revista, v. 34, e203244, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698203244

CAVALIERE, A. M. A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. Desidades, ano 3, n. 7, p. 48-52, jun. 2015.

CAVALIERE, A. M.; MAURICIO, L. V. A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades. Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 251-273, 2012.

CÊA, G. S. dos S.; SILVA, C. F. da. Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do

GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI. Quaestio, Sorocaba, v. 17, n. 1, p. 215-241, maio 2015.

CERDEIRA, D. G.; ALMEIDA, A. B.; COSTA, M. Indicadores e Avaliação Educacional: Percepções e Reações a Políticas de Responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 198-225, 2014. http:// dx.doi.org/10.18222/eae255720142845

COHN, G. Crítica e Resignação: Fundamentos da Sociologia de Max Weber. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

COLEMAN, J. Social capital in the creation of human capital. In: HALSEY, A. H. et al. Education: Culture,Economy, and Society. Oxford: Oxford University Press, 1997.

COSTA, M. Famílias e acesso diferenciado a escolas públicas prestigiadas: um estudo de caso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 227-247, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200011

COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pró-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-213, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000200013

COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Quase-mercado oculto: a disputa por escolas comuns no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, p. 246-266, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100013

COSTA, M.; SILVA, G. M. D. da. Amor e desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 101-120, jan./abr. 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000100010

CROZIER, M.; FRIEDBERG, E. L'Acteur et le système — Les contraintes de l'action collective. Paris: Points, 2014.

DAFLON, V. T.; CARVALHAES, F.; FERES JÚNIOR, J. Sentindo na Pele: Percepções de Discriminação Cotidiana de Pretos e Pardos no Brasil. Dados, v. 60, n. 2, p. 293-330, 2017. http://dx.doi.

org/10.1590/001152582017121

DALE, R. A educação e o Estado capitalista: contribuições e contradições. Educação & Realidade, v. 13, n. 1, p. 17-37, 1988.

DALE, R. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400003

DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

DIAS, R. E.; LOPES, A. C. Sentidos da Prática nas Políticas de Currículo para a Formação de Professores. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 79-99, jul./dez. 2009.

DUBET, F. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

DURU-BELLAT, M.; VAN ZANTEN, A. Sociologie de l’école. Paris: Armand Colin, 2012.

DWYER, T.; GORSHKOV, M. K.; MODI, I.; CHUNLING, L.; MAPADIMENG, M. S. (orgs.). Handbook of the Sociology of Youth in BRICS Countries. 1. ed. Cingapura: World Scientific, 2018. v. 1. 1140 p.

FLEURI, R. M. Perfil Profissional Docente no Brasil: Metodologias e Categorias de Pesquisas. Brasília: INEP, 2015.

FORQUIN, J. C. As abordagens sociológicas do currículo: Orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, v. 21, n. 1, p. 187-198, 1996.

FORQUIN, J. C. (org.). Sociologia da Educação: Dez anos de Pesquisa. Petrópolis: Vozes , 1995.

GIDDENS, A. O que é Sociologia. In: GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

HASENBALG, C.; SILVA, N. do V. (orgs.). Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.

HONORATO, G.; ZUCCARELLI, C.; VIEIRA, A. Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições

federais brasileiras. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 28-53, 2019. https://doi. org/10.20500/rce.v14i29.21995

KHAN, S. Privilege: The making of an adolescent elite at St. Paul’s School. Princeton e Oxford: PrincetonUniversity Press, 2012. 232p.

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: The changing world of Internationalization. Rotterdam: Sense, 2008.

KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F.; LANGE, W. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da

geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 200-220, 2013.

KOSLINSKI, M. C.; CARVALHO, J. T. Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 916-942, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/198053143352

KOSLINSKI, M. C.; RIBEIRO, E.; OLIVEIRA, L. X. Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 69, p. 804-846, 2017.https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4087

KOSLINSKI, M. C. et al. Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio deJaneiro. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 18, p. 83-115, 2014.

LEÃO, G.; CARRANO, P. C. R. O jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social. Educação & Realidade, v. 38, n. 3, p. 895-914, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300011

LE GRAND, J. Quasi-Market versus State Provision of Public Services: Some Ethical Considerations. Public Reason, v. 3, n. 2, p. 80-89, 2011.

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Ciclo de Políticas: focando o contexto da prática na análise de políticas educacionais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012a. Anais [...]. 2012a. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT05%20Trabalhos/GT05-1943_ int.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, v. 7, n. 1, p. 69-84, 2012b. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Gerencialismo e dispersão de poder na relação Estado-educação: as traduções e os hibridismos do caso brasileiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 3, p. 729-749, 2017. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79305

LOPES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, jul./dez. 2005.

LUCAS, S. Effectively Maintained Inequality: Education Transitions, Track Mobility, and Social Background Effects. American Journal of Sociology, v. 106, n. 6, p. 1642-90, 2001.

MACEDO, E.; LOPES, A. C. Contribuições de Stephen Ball para o estudo das políticas de currículo. In: BALL, S.;

MAINARDES, J. (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez , 2011. p. 249-283.

MACEDO, E.; LOPES, A. C. The curriculum field in Brazil since the 1990’s. In: PINAR, W. (org.). International Handbook of curriculum Research. Nova York: Routledge, 2014. p. 86-100.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003

MAINARDES, J.; STREMEL, S. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Teias, v. 11, n. 22, p. 31-54, 2010.

MANNHEIM, K.; STEWART, W. A. C. O subgrupo de ensino. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. (orgs.). Educação e Sociedade. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1976. p. 129-137.

MARSHALL, G. The Concise Oxford dictionary of sociology. Oxford: Oxford University Press , 1996.

MARTELETO, L.; MARSCHNER, M.; CARVALHAES, F. Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility, v. 46, p. 99-111, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.rssm.2016.08.004

MARTINS, C. B. Ensino pago: um retrato sem retoques. São Paulo: Editora Cortez, 1988.

MARTINS, C. B. Notas sobre a formação de um sistema transnacional de ensino superior. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 74, p. 291-308, maio/ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200004

MARTINS, C. B.; WEBER, S. Sociologia da Educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, C. B.;

MARTINS, H. H. T. S. Horizontes das Ciências Sociais: Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010. p. 131-201.

MARY, A. Le corps, la maison, le marché et les jeux, Paradigmes et métaphores dans le bricolage de la notion d’habitus. Cahiers du LASA, n. 8-9, p. 9-102, 1988.

MATOS, D. A. S. et al. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Pro-Posições, v. 28, n. 1, p. 33-54, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248- 2015-0151

MAZZA, D. A história da sociologia no Brasil contada pela ótica da sociologia da educação. In: TURA, M. de L. (org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. p. 97-126.

MENEZES, N.; KIRSCHBAUM, C. Educação e Desigualdade no Brasil. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 109-132.

MERTON, R. K. Teoría y estructura sociales (1949, 1957, 1968). México: Fondo de Cultura Económica, 1980.

MOREIRA, A. F. B. Sociologia do currículo: origens, desenvolvimento e contribuições. Em Aberto, v. 9, n. 46, p. 73-83, 1990. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.9i46.1776

MOREIRA, S. C.; SANTOS, G. S. dos; GANDIN, L. A. Periferias Urbanas e Efeito do Território: Contribuições

Conceituais para Análises de Processos Curriculares e do Trabalho Escolar. e-Curriculum, v. 15, n. 4, p. 927- 957, 2017. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957

MOUZELIS, N. Sociological Theory: What Went Wrong? Diagnosis and Remedies. Londres e Nova York: Routledge , 1995.

MURILLO, F. J. Um panorama da pesquisa ibero-americana. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora da UFMG , 2008. p. 466-481.

NEVES, C. E. B. Demand and Supply for Higher Education in Brazil. In: SCHWARTZMAN, S.; PINHEIRO, R.;

PILLAY, P. (orgs.). Higher education in the BRICS countries. Dordrecht: Springer, 2015. p. 73-96.

NEVES, C. E. B. Estudos sociológicos sobre educação no Brasil. In: MICELI, S. (org.). O que ler na ciência social brasileira. São Paulo/Brasília: ANPOCS/Sumaré, 2002. p. 351-437.

NEVES, C. E. B. Reforma e Desafios da Educação Superior: O processo de Bolonha dez anos depois. Sociologia & Antropologia, v. 1, n. 1, p. 181-208, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752011v118

NEVES, C. E. B.; ANHAIA, B. Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior no Brasil: políticas de redistribuição de oportunidades? Reflexões a partir das experiências em IES do Rio Grande do Sul. In: BARBOSA, M. L. O. (org.). Ensino Superior: Expansão e Democratização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. p. 371-402.

NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Ensino Superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, T. et al. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p. 95-124.

NEVES, C. E. B.; SAMPAIO, H.; HERINGER, R. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, p. 19-41, 2018. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.243

NEWMAN, J.; CLARKE, J. Gerencialismo. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 353-381, 2012. http://dx.doi. org/10.1590/S2175-62362012000200003

NISBET, R. La formacion del pensamiente sociológico. Buenos Aires: Amorrortu, 1966.

NOGUEIRA, C. M. M. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 18, 2012.

NOGUEIRA, C. M. M. Qual acesso ao ensino superior: colocando a “escolha” dos cursos superiores por parte dos candidatos no centro do debate. In: CUNHA, D. M.; LAS CASAS, E. B. (orgs.). Educação Superior: desafios em perspectivas trandisciplinares. Belo Horizonte: Editora da UFMG , 2018. p. 21-40.

OLIVEIRA, A. C. P. Gestão, liderança e clima escolar. Curitiba: Appris, 2018.

OLIVEIRA, A. C. P.; SILVA, C. F. da. A Sociologia e os Sociólogos da Educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, p. 1-15, 2016. http://dx.doi.org/10.17666/319108/2016

OLIVEIRA, M. B. de; SANTOS, J. M. C. T. Políticas Curriculares no Ensino Médio: ressignificações no contexto

escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 497-513, set./dez. 2013.

OLIVEIRA, R. P. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017. Educação. Brasil: CAPES, 2017.

OZGA, J. Studying Education Policy through the Lives of Policy Makers. In: WALKER, S.; BARTON, L. (orgs.). Changing Policies, Changing Teachers. Milton Keynes: Open University Press, 1987.

PAIVA, A. R.; BURGOS, M. B. (orgs). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Pallas , 2009.

PAUL, J. J.; VALLE-SILVA, N. Conhecendo o seu lugar: a auto-seleção na escolha da carreira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 115-130, 1998.

PIRES, A. Poverty in metropolitan areas and conditional cash transfer programs in Brazil: the Campinas (SP) experience. In: MAGAGNIN, R. C.; MING, L. C.; WANG, W. (orgs.). Better city, Better Life. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p. 139-152.

PIRES, A.; WARGAS, B. M. S. Acesso ao ensino superior brasileiro: perfil dos ingressantes do programa de inclusão da Unicamp. Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 158-182, 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8367

PRATES, A. A. P. Ampliação do sistema de ensino superior nas sociedades contemporâneas no final do sec. XIX: os modelos de mercantilização e diferenciação institucional — o caso brasileiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, p. 125-146, 2010.

PRATES, A. A. P.; BARBOSA, M. L. de O. A expansão e as possibilidades de democratização do ensino superior no Brasil. Caderno CRH. v. 28, n. 74, p. 327-340, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200006

PRATES, A. A. P.; COLLARES, A. C. M. Desigualdade e expansão do ensino superior na sociedade contemporânea: o caso brasileiro do final do século XX ao princípio do século XXI. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

PRATES, A. A. P.; SILVA, M. F.; PAULA, T. S. Natureza administrativa das instituições de Ensino Superior, gestão organizacional e o acesso aos postos de trabalho de maior prestígio no mercado de trabalho. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 27, n. 1, p. 25-44, 2012.

RAFTERY, A. E.; HOUT, M. Maximally Maintained Inequality: Expansion, Reform, and Opportunity in Irish Education, 1921-75. Sociology of Education, v. 66, n. 1, p. 41-62, 1993.

RIBEIRO, C. A. C.; SCHLEGEL, R. Horizontal Stratification in Brazil s Higher Education (1960 2010). In:

ARRETCHE, M. (org.). Paths of Inequality in Brazil: A Half-Century of Changes. Basel, SW: Springer International Publishing, 2019. p. 89-112.

RIBEIRO, L. C. de Q. R.; KAZTMAN, R. (org.). A Cidade contra a Escola: Segregação urbana e desigualdades

educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.

RIBEIRO, L. C. de Q. et al. Desafios urbanos à democratização do acesso às oportunidades educacionais nas

metrópoles brasileiras. Educação e Sociedade, v. 37, n. 134, p. 171-193, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/ ES0101-73302016157093

RIBEIRO, L. C. de Q. et al. (orgs.). Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital , 2010.

ROLON, C. E. K. La massification du lycée au Brésil et l'expérience lycéene à Curitiba. Tese (Doutorado em Sociologia) — Université de Bordeaux II Victor Segalen, 2017.

SALATA, A. R. Os Jovens e a Escola: poderia a segmentação sócio-espacial da cidade do Rio de Janeiro afetar as chances de os jovens investirem seu tempo exclusivamente nos estudos? Segurança Urbana e Juventude, Araraquara, v. 2, n. 1-2, p. 1-22, 2009.

SAMPAIO, H. Setor de ensino superior privado no Brasil: crescimento, mercado e estado em dois séculos. In:

BARBOSA, M. L. O. (org.). Ensino Superior: Expansão e Democratização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. p. 105-128.

SANTOS, C. T. Ações afirmativas no ensino superior: análise do perfil socioeconômico e da experiência universitária de bolsistas do ProUni na PUC-Rio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, p. 770-790, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812012000400012

SANTOS, G. S. dos. A centralidade do currículo sob as lentes das discussões Educacionais Críticas: algumas contribuições a partir de um estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 30, p. 163-192, 2013. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v15i30.1568

SANTOS, G. S. dos; MOREIRA, S. C.; GANDIN, L. A. Desafios do Trabalho Escolar e do Currículo na Escola Pública: interfaces com o efeito do território periférico. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 760-784, set./ dez. 2018.

SANTOS, J. A. F. A interação estrutural entre desigualdade de gênero e de raça no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 24, n. 70, p. 37-60, jun. 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092009000200003

SANTOS, L. L. de C. P. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 15-49, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000300003

SCHWARTZMAN, S. Academic Drift in Brazilian Education. Pensamiento Educativo, v. 48, n. 1, p. 14-26, 2011.

SCHWARTZMAN, S. The challenges of education in Brazil. 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2019.SETTON, M. G. J. A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, núm. esp., p. 1405-1418, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720

SETTON, M. G. J. Socialização de habitus: um diálogo entre Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230072, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230072

SILVA, T. T. da. O que Produz e o que Reproduz em Educação: ensaios de Sociologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas , 1992.

SOUZA, A. N. de; LEITE, M. de P. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1105-1121, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/ S0101-73302011000400012

SOUZA, A. R. de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

SPOSITO, M. P. (coord.) O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

SPOSITO, M. P. Interfaces entre a Sociologia da Educação e os estudos sobre a juventude no Brasil. In: APPLE, M.

W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da Educação: Análise Internacional. Porto Alegre: Penso , 2013. p. 438-446.

SPOSITO, M. P.; SOUZA, R.; SILVA, F. A. e. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e170308, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201712170308

TARDIF, M.; LESSARD, C. Saberes Docentes e Formação Profissional e Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes , 2009.

TARTUCE, G. L. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 478-504, abr./jun. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/198053144896

TORCHE, F.; COSTA-RIBEIRO, C. Parental wealth and children’s outcomes over the life-course in Brazil: A propensity score matching analysis. Research in Social Stratification and Mobility, v. 30, p. 79-96, 2012. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2011.07.002

TORRES, H. da G. et al. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola: relatório final. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/o-quepensam-os-jovens-de-baixa-renda-sobre-a-escola/>. Acesso em: 7 fev. 2019.

TRIVENTI, M.; VERGOLINI, L.; ZANINI, N. Do Individuals with High Social Background graduate from more rewarding Fields of Study? Changing Patterns before and after the “Bologna Process”. Research in Social Stratification and Mobility, v. 51, p. 28-40, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.rssm.2017.07.001

TURNER, B. Status. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.

VAN ZANTEN, A.; BALL, S. (orgs.) Elites, Privilege and Excellence: The National and Global Redefinition of Educational Advantage. Londres: Routledge , 2015.

VARGAS, H. M.; HERINGER, R. Políticas de permanência no ensino superior público em perspectiva comparada: Argentina, Brasil e Chile. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 25, n. 1, p. 72-108, 2017. https://doi.org/10.14507/epaa.25.2799

VEIGA, L.; BARBOSA, M. L. O. Eficiência e equidade: os impasses de uma Política Educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 14, n. 2, p. 211-242, 2001.

VIEIRA, G. D. G. Gestão escolar: participativa. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) — Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.

VONBUN, C.; MENDONÇA, J. L. O.; GOMES, A. A. Aspectos institucionais da educação superior: uma comparação internacional. In: TAFNER, P. et al. (orgs.). Caminhos trilhados e desafios da educação superior no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2016.

WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WINKLER, D.; CUETO, S. (orgs.). Etnicidad, Raza, Género y Educación en América Latina. Lima: Unesco, 2004. Disponível em: http://archive.thedialogue.org/PublicationFiles/EtnicidadRazayGenero. pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.

WIT, H. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: A Historical, Comparative, and Conceptual Analysis. West Port: Greenwood Studies in Higher Education, 2002.

WOLF, A. Does education matter? Myths about education and economic growth. Londres: Penguin Books, 2002.

ZEICHNER, K. M. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos — Como e por que elas afetam vários países no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective Teaching: An Introduction. New York: Routledge, 2013.

ZUCCARELLI, C. A Cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. EURE, Santiago, v. 36, n. 108, p. 161-164, 2010. http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612010000200009

ZUCCARELLI, C. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

Publicado

2020-02-05

Cómo citar

Barbosa, M. L. de O., & Gandin, . L. A. (2020). Sociologia da educação brasileira: diversidade e qualidade. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (91), 1–38. Recuperado a partir de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/497

Número

Sección

Balanços Bibliográficos

Artículos más leídos del mismo autor/a