O ensino de Antropologia e a formação de antropólogos no Brasil hoje
de tema primordial a campo (possível) de pesquisa (antropológica)
Palabras clave:
Ensino de antropologia, Antropologia no Brasil, ormação universitária, Formação de professores, Educação científicaResumen
O ensino de antropologia tem sido objeto de reflexão desde os primórdios da disciplina no Brasil e tem sido central no seu processo de institucionalização no país. Todavia, malgrado a importância a ele concedida, a abordagem acadêmica do tema se depara com sérias dificuldades de rendimento teórico. Se, até a década de 1990, esse interesse esteve atre-lado à produção de uma história institucional da disciplina, com o início de uma série de publicações da Associação Brasileira de Antropologia, focando a formação de antropólogos, dito interesse parece responder agora à análise dos aspectos organizacionais do “campo da antropologia” nesse contexto. Além de analisar o tratamento subordinado dado ao ensino de antropologia na produção bibliográfica a respeito, este trabalho aponta alguns desafios e caminhos, espe-cialmente no que tange à possibilidade de considerar o ensino como objeto de pesquisa por direito próprio.
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