Análise da implementação do ciclo básico na universidade brasileira

Autores

  • Antonio Augusto Pereira Prates
  • Antonio Luiz Paixão
  • Lília Gardenal
  • Luis Aureliano Gama de Andrade

Resumo

Este estudo explora a articulação entre um a intenção da burocracia pública educacional - a introdução do ciclo básico na universidade bra­sileira - e as atividades práticas de implantação organizacional do projeto. Embora já nos adver­tisse o poeta que entre a concepção e a criação existe uma área sombria, apenas recentem ente os descompassos entre uma e outra vêm se tor­nando objeto de análise teórica. Há toda uma tradição clássica (e citaríamos a teoria weberia- na da burocracia, a teoria marxista do partido ou ainda os “clássicos” da adm inistração)1 que minimiza estes descompassos: dada uma inten­ção, há sempre alguma arma organizacional que a materializa e, ocorrendo desvios neste proces­so, que sejam debitados à incompetência hum a­na (e especialmente a dos líderes). [...]

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Publicado

1985-07-01

Como Citar

Prates, A. A. P., Paixão, A. L., Gardenal, L., & Andrade, L. A. G. de. (1985). Análise da implementação do ciclo básico na universidade brasileira. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (20), 41–60. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/63

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos