Global IR e o debate sobre a internacionalização da Ciência Política e das Relações Internacionais no Brasil

Autores

Resumo

Neste artigo, avaliamos a internacionalização da produção científica docente dos PPG notas 5, 6 e 7 dentro da área Ciência Política e Relações Internacionais, no período 2011-2020. Foi utilizada a base de dados SciVal, que possui ferramentas e indicadores de produção científica, que, tendo como fonte de dados o Scopus e o Science Direct, permite análises bibliométricas comparativas por instituição, país, região, autor ou grupos de autores. O estudo concentrou-se em avaliar dois indicadores (a) Colaborações internacionais, que contabiliza o número e percentual de publicações produzidas em coautoria internacional, e (b) Percentagem de internacionalização, baseado na identificação dos principais países para colaborações estrangeiras. Interpretamos estes dados à luz da Global International Relations (Global IR), corrente teórica que têm debatido os desafios da disseminação da ciência produzida no Sul global. Os resultados apontam que, mesmo em programas consolidados, a internacionalização varia consideravelmente, havendo predomínio dos Estados Unidos e Europa como parceiros. A internacionalização permanece estruturada no docente, sendo, portanto, pouco institucionalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVRITZER, Leonardo; MILANI, Carlos.; BRAGA, Maria. (2016), “A ciência política no Brasil: 1960-2015.” 1ª Ed., Rio de Janeiro, Editora FGV.

ABADÍA, Adolfo; MILANESE, Juan; FERNÁNDEZ, Juan. (2016), “Reflexiones sobre el campo de las Relaciones Internacionales en Latinoamérica. Una mirada a partir de las publicaciones.” OASIS, 23 (1), 7-30.

BAIR, Jennifer et al. (2021), “Strengthening RIPE’s commitment to equality, diversity, and inclusion in our field.” Review of International Political Economy, 28(1), 1-6.

BALLESTRIN, Luciana. (2013), “América Latina e o giro decolonial.” Revista Brasileira de Ciência Política, s/v, 89-117.

BARASUOL, Fernanda.; SILVA, André. (2016), “International Relations Theory in Brazil: trends and challenges in teaching and research.” Revista Brasileira de Política Internacional, 59(1), 1-20.

BARBERIA, Lorena; GODOY, Samuel; BARBOZA, Danilo. (2014), “Novas perspectivas sobre o ‘calcanhar metodológico’: o ensino de métodos de pesquisa em ciência política no Brasil.” Revista Teoria & Sociedade, 22(2), 157-184.

CANDIDO, Marcia; CAMPOS, Luiz; FERES, Joao. (2021), “The Gendered Division of Labor in Brazilian Political Science Journals.” Brazilian Political Science Review, 15(1), 1-33.

COELHO, André; SANTOS, Vinicius; VIEIRA, Alice. (2017), “A internacionalização da formação em Relações Internacionais no Brasil.” Meridiano 47, 18(1), 1-17.

DECIANCIO, Melisa. (2016), “International Relations from the South: A regional research agenda for global IR.” International Studies Review, 18(1), 106-119.

FINARDI, Kyria; GUIMARÃES, Felipe. (2017), “Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, 18(68), 600-626.

LOHAUS, Mathis; VOGELAAR, Wiebke. (2020), “Who publishes where? Exploring the geographic diversity of global IR journals.” International Studies Review, 1-25.

MADEIRA, Rafael. (2016), “Dinâmicas de internacionalização de carreiras dos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política no Brasil.” Anais Eletrônicos do X Encontro da ABCP, Belo Horizonte, MG, Brasil.

MADEIRA, Rafael; MARENCO, André. (2016), “Os desafios da internacionalização: mapeando dinâmicas e rotas da circulação internacional.” Revista Brasileira de Ciência Política, 19(1), 47-74.

MCMANUS, Concepta et al. (2020), “International collaboration in Brazilian science: financing and impact.” Scientometrics, 125(3), 2745-2772.

MCMANUS, Concepta et al. (2020), “Brazilian Publication Profiles: Where and How Brazilian authors publish scientific papers. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 92(1), e20200328.

MENDES, Vinícius.; FIGUEIRA, Ariane. (2019), “Women’s scientific participation in political science and international relations in Brazil.” Revista Estudos Feministas, 27(2), 1-13.

MENDES, Vinícius. (2019), “The Limitations of International Relations regarding MNCs and the Digital Economy: Evidence from Brazil.” Review of Political Economy, 33(1), 67-87.

MEDEIROS, Marcelo et al. (2016), “What does the field of International Relations look like in South America?” Revista Brasileira de Política Internacional, 59(1), 1-31.

MOROSINI, Marília; NASCIMENTO, Lorena. (2017), “Internacionalização da Educação Superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações.” Educação em Revista, 33(1), 1-27.

MOROSINI, Marília. (2011), “Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal.” Educação em Revista, 27(1), 93-112.

NETO, Octávio; SANTOS, Fabiano. (2005), “La ciencia política en Brasil: el desafío de la expansión.” Revista de Ciência Política, 25(1), 101-110.

OLIVEIRA, J. (2015). “A internacionalização da educação superior nas relações internacionais do Brasil: o caso do Programa Ciência sem Fronteiras.” 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais), Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Brasília.

PERROTTA, Daniela; SHARPE, Andrés. (2020), “Foreign policy and internationalization of the scientific and university system: Argentina and Brazil (2003-2019).” Sociologias, 22(54), 88-119.

QUILICONI, Cintia; RHON, Renato. (2021), “The Latin American School of IPE: A Road from Development to Regionalism.” In: Latin America in Global International Relations (pp. 144-162). Routledge.

RAMOS, Milena. (2018), “Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos.” Educação e Pesquisa, 44(1), 1-22.

RAMOS, Leonardo; SCOTELARO, Marina. (2018), “O estado da arte da Economia Política Internacional no Brasil: possibilidades para se pensar (e praticar) uma EPI a partir de baixo.” Desafíos, 30(2), 127-157.

ROCHA-CARPIUC, Cecília; MADEIRA, Rafael. (2020), “Desigualdade de gênero, internacionalização e trajetórias acadêmicas na Ciência Política: Evidências no Brasil e no Uruguai.” Civitas, 19(1), 545-563.

SANTIN, Dirce; VANZ, Samile; STUMPF, Ida. (2016), “Internacionalização da produção científica brasileira: políticas, estratégias e medidas de avaliação.” Revista Brasileira de Pós-Graduação, 23(30), 81-100.

SANTOS, Norma; FONSECA, Fúlvio. (2009), “A pós-graduação em relações internacionais no Brasil.” Contexto Internacional, 31(1), 353-380.

TICKNER, Arlene. (2003), “Hearing Latin American voices in international relations studies.” International Studies Perspectives, 4(4), 325-350.

VILLA, Rafael; PIMENTA, Marília. (2017), “Is International Relations still an American social science discipline in Latin America?” Opinião Pública, 23(1), 261-288.

Downloads

Publicado

2023-04-07

Como Citar

Mendes, V., & Figueira, A. (2023). Global IR e o debate sobre a internacionalização da Ciência Política e das Relações Internacionais no Brasil. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, 1(98), 1–24. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/589