Sociologia da educação brasileira

diversidade e qualidade

Autores

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Brasil, Campo disciplinar, Produção científica, Abordagens sociológicas

Resumo

Este artigo analisa o conteúdo e as diferenças de abordagens teórico-metodológicas encontradas nos estudos brasileiros na área de Sociologia da Educação, buscando aproximar do formato estabelecido nos balanços clássicos e contempo-râneos feitos pela literatura internacional. Iniciando pela delimitação da educação como objeto da sociologia, o artigo distingue abordagens sistêmicas, individualistas e de médio alcance, percorrendo os temas: famílias, estado e políticas, instituição escolar, diferentes níveis de ensino, transições escolares e estratificação educacional, currículo explícito e oculto, conflito e violência na escola. O Brasil se alinha com o melhor da produção internacional, mantendo ainda uma preferência marcada pela obra de Pierre Bourdieu, mas já agregando os trabalhos de François Dubet e Stephen Ball. Permanecem importantes desigualdades regionais na produção da área. A diversidade de temas, abordagens, metodologias assume um olhar crítico sobre o nosso sistema de ensino, esmiuçando os mecanismos e processos, atores e grupos, práticas e valores que desembocam nesse resultado perverso de manutenção das desigualdades. E esse é o ponto mais positivo dessa produção

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior.

Referências

ALEXANDER, J. The Centrality of the Classics. In: TURNER, S. (org.). Social Theory and Sociology: The Classics and Beyond. Cambridge: Blackwell, 1996.

ALMEIDA, A. M. F.; HEY, A. P. Sociologia da Educação: Olhares sobre um campo em ascensão. In: MICELI, S.;

MARTINS, C. B. (orgs.). Sociologia brasileira hoje II. Cotia: Ateliê Editorial, 2018. p. 253-309.

ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. A Escolarização das Elites: um Panorama Internacional da Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002.

ALON, S. The Evolution of Class Inequality in Higher Education: Competition, Exclusion, and Adaptation. American Sociological Review, v. 74, n. 5, p. 731-755, 2009.

ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. p. 482-500.

APPLE, M. W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes , 1997.

APPLE, M. W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da Educação: Análise Internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.

ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.

BAKER, D. P. The Schooled Society: The educational transformation of global culture. Stanford: Stanford University Press, 2014. 342 p.

BALBACHEVSKY, E. The role of internal and external stakeholders in Brazilian higher education. In:

SCHWARTZMAN, S. et al. (orgs.). Higher Education in the BRICS countries. Heidelberg: Springer Science + Business Media Dordrecht, 2015. p. 193-214.

BALL, S. J. Education Policy and Social Class: The selected works of Stephen J. Ball. Milton Park, Reino Unido: Routledge, 2006.

BALL, S. J. Global Education Inc.: New Policy Networks and the Neoliberal Imaginary. Londres: Routledge, 2013.

BALL, S. J. Politics and Policy-making in Education: Explorations in Policy Sociology. Londres: Routledge , 1990.

BALL, S. J. The Sociology of Education: a disputational account. In: BALL, S. J. (org.). The Routledge Falmer

Reader in Sociology of Education. Londres: Routledge , 2004. p. 1-12.

BALL, S. J.; JUNEMANN, C.; SANTORI, D. Edu.net: Globalisation and Education Policy Mobility. Londres: Routledge , 2017.

BALL, S.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as Escolas Fazem as Políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BALL, S.; MAINARDES, J. (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BALLANTINE, J.; HAMMARCK, F. The sociology of Education. Nova York: Taylor and Francis, 2012.

BARBOSA, M. L.; VIEIRA, A.; TAGLIARI, C. Institutional and social factors of performance and completion of higher education. CHER ANNUAL CONFERE, 30., 2017, Jyväskylä, Finland. 2017. [artigo disponível sob demanda à autora.].

BARBOSA, M. L. O. Expansão, diversificação, democratização: questões de pesquisa sobre os rumos do ensino superior no Brasil. Caderno CRH, v. 28, n. 74, p. 247-253, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200001

BARBOSA, M. L. O.; SANT’ANNA, M. J. G. O espaço urbano na escola: efeitos sobre a distribuição da qualidade. Sociologia da Educação, n. 1, p. 40-70, 2010.

BELTRÃO, K. I.; ALVES, J. E. D. A Reversão do Hiato de Gênero na Educação Brasileira no Século XX. In:

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 14., 2004, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2004. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/ viewFile/1421/1386>. Acesso em: 10 jan. 2019.

BOUDON, R. As Desigualdades de Oportunidades. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.

BOUDON, R. Effets Pervers et ordre social. Paris: PUF, 1977.

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BOUDON, R. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes , 1999.

BOUDON, R. La Distinction: Critique sociale du jugement. Paris: Les Editions de Minuit, 1979.

BOUDON, R. Le Sens pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology.

Londres: Routledge , 1992.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. 556 p.

BURGOS, M. B. Escola e projetos sociais: uma análise do “efeito-favela”. In: PAIVA, A. R.; BURGOS, M. B. (orgs). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. p. 59-131.

BURGOS, M. B. (org.). A Escola e o Mundo do Aluno: Estudos Sobre a Construção Social do Aluno e o Papel Institucional da Escola. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

BUSEMEYER, M. Skills and Inequality: Partisan Politics and the Political Economy of Education Reforms in Western Welfare States. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

CARVALHAES, F. A. O. A tipologia ocupacional Erikson-Goldthorpe-Portocarero (EGP): uma avaliação analítica e empírica. Sociedade e Estado, Brasília, v. 30, n. 3, p. 673-703, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922015.00030005

CARVALHO, M. P. de et al. Cuidado e Gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras. Educação em Revista, v. 34, e203244, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698203244

CAVALIERE, A. M. A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. Desidades, ano 3, n. 7, p. 48-52, jun. 2015.

CAVALIERE, A. M.; MAURICIO, L. V. A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades. Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 251-273, 2012.

CÊA, G. S. dos S.; SILVA, C. F. da. Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do

GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI. Quaestio, Sorocaba, v. 17, n. 1, p. 215-241, maio 2015.

CERDEIRA, D. G.; ALMEIDA, A. B.; COSTA, M. Indicadores e Avaliação Educacional: Percepções e Reações a Políticas de Responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 198-225, 2014. http:// dx.doi.org/10.18222/eae255720142845

COHN, G. Crítica e Resignação: Fundamentos da Sociologia de Max Weber. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

COLEMAN, J. Social capital in the creation of human capital. In: HALSEY, A. H. et al. Education: Culture,Economy, and Society. Oxford: Oxford University Press, 1997.

COSTA, M. Famílias e acesso diferenciado a escolas públicas prestigiadas: um estudo de caso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 227-247, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200011

COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pró-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-213, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000200013

COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Quase-mercado oculto: a disputa por escolas comuns no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, p. 246-266, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100013

COSTA, M.; SILVA, G. M. D. da. Amor e desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 101-120, jan./abr. 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000100010

CROZIER, M.; FRIEDBERG, E. L'Acteur et le système — Les contraintes de l'action collective. Paris: Points, 2014.

DAFLON, V. T.; CARVALHAES, F.; FERES JÚNIOR, J. Sentindo na Pele: Percepções de Discriminação Cotidiana de Pretos e Pardos no Brasil. Dados, v. 60, n. 2, p. 293-330, 2017. http://dx.doi.

org/10.1590/001152582017121

DALE, R. A educação e o Estado capitalista: contribuições e contradições. Educação & Realidade, v. 13, n. 1, p. 17-37, 1988.

DALE, R. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400003

DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

DIAS, R. E.; LOPES, A. C. Sentidos da Prática nas Políticas de Currículo para a Formação de Professores. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 79-99, jul./dez. 2009.

DUBET, F. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

DURU-BELLAT, M.; VAN ZANTEN, A. Sociologie de l’école. Paris: Armand Colin, 2012.

DWYER, T.; GORSHKOV, M. K.; MODI, I.; CHUNLING, L.; MAPADIMENG, M. S. (orgs.). Handbook of the Sociology of Youth in BRICS Countries. 1. ed. Cingapura: World Scientific, 2018. v. 1. 1140 p.

FLEURI, R. M. Perfil Profissional Docente no Brasil: Metodologias e Categorias de Pesquisas. Brasília: INEP, 2015.

FORQUIN, J. C. As abordagens sociológicas do currículo: Orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, v. 21, n. 1, p. 187-198, 1996.

FORQUIN, J. C. (org.). Sociologia da Educação: Dez anos de Pesquisa. Petrópolis: Vozes , 1995.

GIDDENS, A. O que é Sociologia. In: GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

HASENBALG, C.; SILVA, N. do V. (orgs.). Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.

HONORATO, G.; ZUCCARELLI, C.; VIEIRA, A. Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições

federais brasileiras. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 28-53, 2019. https://doi. org/10.20500/rce.v14i29.21995

KHAN, S. Privilege: The making of an adolescent elite at St. Paul’s School. Princeton e Oxford: PrincetonUniversity Press, 2012. 232p.

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: The changing world of Internationalization. Rotterdam: Sense, 2008.

KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F.; LANGE, W. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da

geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 200-220, 2013.

KOSLINSKI, M. C.; CARVALHO, J. T. Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 916-942, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/198053143352

KOSLINSKI, M. C.; RIBEIRO, E.; OLIVEIRA, L. X. Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 69, p. 804-846, 2017.https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4087

KOSLINSKI, M. C. et al. Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio deJaneiro. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 18, p. 83-115, 2014.

LEÃO, G.; CARRANO, P. C. R. O jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social. Educação & Realidade, v. 38, n. 3, p. 895-914, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300011

LE GRAND, J. Quasi-Market versus State Provision of Public Services: Some Ethical Considerations. Public Reason, v. 3, n. 2, p. 80-89, 2011.

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Ciclo de Políticas: focando o contexto da prática na análise de políticas educacionais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012a. Anais [...]. 2012a. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT05%20Trabalhos/GT05-1943_ int.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, v. 7, n. 1, p. 69-84, 2012b. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004

LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Gerencialismo e dispersão de poder na relação Estado-educação: as traduções e os hibridismos do caso brasileiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 3, p. 729-749, 2017. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79305

LOPES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, jul./dez. 2005.

LUCAS, S. Effectively Maintained Inequality: Education Transitions, Track Mobility, and Social Background Effects. American Journal of Sociology, v. 106, n. 6, p. 1642-90, 2001.

MACEDO, E.; LOPES, A. C. Contribuições de Stephen Ball para o estudo das políticas de currículo. In: BALL, S.;

MAINARDES, J. (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez , 2011. p. 249-283.

MACEDO, E.; LOPES, A. C. The curriculum field in Brazil since the 1990’s. In: PINAR, W. (org.). International Handbook of curriculum Research. Nova York: Routledge, 2014. p. 86-100.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003

MAINARDES, J.; STREMEL, S. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Teias, v. 11, n. 22, p. 31-54, 2010.

MANNHEIM, K.; STEWART, W. A. C. O subgrupo de ensino. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. (orgs.). Educação e Sociedade. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1976. p. 129-137.

MARSHALL, G. The Concise Oxford dictionary of sociology. Oxford: Oxford University Press , 1996.

MARTELETO, L.; MARSCHNER, M.; CARVALHAES, F. Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil. Research in Social Stratification and Mobility, v. 46, p. 99-111, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.rssm.2016.08.004

MARTINS, C. B. Ensino pago: um retrato sem retoques. São Paulo: Editora Cortez, 1988.

MARTINS, C. B. Notas sobre a formação de um sistema transnacional de ensino superior. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 74, p. 291-308, maio/ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200004

MARTINS, C. B.; WEBER, S. Sociologia da Educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, C. B.;

MARTINS, H. H. T. S. Horizontes das Ciências Sociais: Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010. p. 131-201.

MARY, A. Le corps, la maison, le marché et les jeux, Paradigmes et métaphores dans le bricolage de la notion d’habitus. Cahiers du LASA, n. 8-9, p. 9-102, 1988.

MATOS, D. A. S. et al. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Pro-Posições, v. 28, n. 1, p. 33-54, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248- 2015-0151

MAZZA, D. A história da sociologia no Brasil contada pela ótica da sociologia da educação. In: TURA, M. de L. (org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. p. 97-126.

MENEZES, N.; KIRSCHBAUM, C. Educação e Desigualdade no Brasil. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 109-132.

MERTON, R. K. Teoría y estructura sociales (1949, 1957, 1968). México: Fondo de Cultura Económica, 1980.

MOREIRA, A. F. B. Sociologia do currículo: origens, desenvolvimento e contribuições. Em Aberto, v. 9, n. 46, p. 73-83, 1990. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.9i46.1776

MOREIRA, S. C.; SANTOS, G. S. dos; GANDIN, L. A. Periferias Urbanas e Efeito do Território: Contribuições

Conceituais para Análises de Processos Curriculares e do Trabalho Escolar. e-Curriculum, v. 15, n. 4, p. 927- 957, 2017. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957

MOUZELIS, N. Sociological Theory: What Went Wrong? Diagnosis and Remedies. Londres e Nova York: Routledge , 1995.

MURILLO, F. J. Um panorama da pesquisa ibero-americana. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora da UFMG , 2008. p. 466-481.

NEVES, C. E. B. Demand and Supply for Higher Education in Brazil. In: SCHWARTZMAN, S.; PINHEIRO, R.;

PILLAY, P. (orgs.). Higher education in the BRICS countries. Dordrecht: Springer, 2015. p. 73-96.

NEVES, C. E. B. Estudos sociológicos sobre educação no Brasil. In: MICELI, S. (org.). O que ler na ciência social brasileira. São Paulo/Brasília: ANPOCS/Sumaré, 2002. p. 351-437.

NEVES, C. E. B. Reforma e Desafios da Educação Superior: O processo de Bolonha dez anos depois. Sociologia & Antropologia, v. 1, n. 1, p. 181-208, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752011v118

NEVES, C. E. B.; ANHAIA, B. Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior no Brasil: políticas de redistribuição de oportunidades? Reflexões a partir das experiências em IES do Rio Grande do Sul. In: BARBOSA, M. L. O. (org.). Ensino Superior: Expansão e Democratização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. p. 371-402.

NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Ensino Superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER, T. et al. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p. 95-124.

NEVES, C. E. B.; SAMPAIO, H.; HERINGER, R. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, p. 19-41, 2018. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.243

NEWMAN, J.; CLARKE, J. Gerencialismo. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 353-381, 2012. http://dx.doi. org/10.1590/S2175-62362012000200003

NISBET, R. La formacion del pensamiente sociológico. Buenos Aires: Amorrortu, 1966.

NOGUEIRA, C. M. M. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 18, 2012.

NOGUEIRA, C. M. M. Qual acesso ao ensino superior: colocando a “escolha” dos cursos superiores por parte dos candidatos no centro do debate. In: CUNHA, D. M.; LAS CASAS, E. B. (orgs.). Educação Superior: desafios em perspectivas trandisciplinares. Belo Horizonte: Editora da UFMG , 2018. p. 21-40.

OLIVEIRA, A. C. P. Gestão, liderança e clima escolar. Curitiba: Appris, 2018.

OLIVEIRA, A. C. P.; SILVA, C. F. da. A Sociologia e os Sociólogos da Educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, p. 1-15, 2016. http://dx.doi.org/10.17666/319108/2016

OLIVEIRA, M. B. de; SANTOS, J. M. C. T. Políticas Curriculares no Ensino Médio: ressignificações no contexto

escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 497-513, set./dez. 2013.

OLIVEIRA, R. P. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017. Educação. Brasil: CAPES, 2017.

OZGA, J. Studying Education Policy through the Lives of Policy Makers. In: WALKER, S.; BARTON, L. (orgs.). Changing Policies, Changing Teachers. Milton Keynes: Open University Press, 1987.

PAIVA, A. R.; BURGOS, M. B. (orgs). A Escola e a Favela. Rio de Janeiro: Pallas , 2009.

PAUL, J. J.; VALLE-SILVA, N. Conhecendo o seu lugar: a auto-seleção na escolha da carreira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 115-130, 1998.

PIRES, A. Poverty in metropolitan areas and conditional cash transfer programs in Brazil: the Campinas (SP) experience. In: MAGAGNIN, R. C.; MING, L. C.; WANG, W. (orgs.). Better city, Better Life. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p. 139-152.

PIRES, A.; WARGAS, B. M. S. Acesso ao ensino superior brasileiro: perfil dos ingressantes do programa de inclusão da Unicamp. Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 158-182, 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8367

PRATES, A. A. P. Ampliação do sistema de ensino superior nas sociedades contemporâneas no final do sec. XIX: os modelos de mercantilização e diferenciação institucional — o caso brasileiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, p. 125-146, 2010.

PRATES, A. A. P.; BARBOSA, M. L. de O. A expansão e as possibilidades de democratização do ensino superior no Brasil. Caderno CRH. v. 28, n. 74, p. 327-340, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000200006

PRATES, A. A. P.; COLLARES, A. C. M. Desigualdade e expansão do ensino superior na sociedade contemporânea: o caso brasileiro do final do século XX ao princípio do século XXI. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

PRATES, A. A. P.; SILVA, M. F.; PAULA, T. S. Natureza administrativa das instituições de Ensino Superior, gestão organizacional e o acesso aos postos de trabalho de maior prestígio no mercado de trabalho. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 27, n. 1, p. 25-44, 2012.

RAFTERY, A. E.; HOUT, M. Maximally Maintained Inequality: Expansion, Reform, and Opportunity in Irish Education, 1921-75. Sociology of Education, v. 66, n. 1, p. 41-62, 1993.

RIBEIRO, C. A. C.; SCHLEGEL, R. Horizontal Stratification in Brazil s Higher Education (1960 2010). In:

ARRETCHE, M. (org.). Paths of Inequality in Brazil: A Half-Century of Changes. Basel, SW: Springer International Publishing, 2019. p. 89-112.

RIBEIRO, L. C. de Q. R.; KAZTMAN, R. (org.). A Cidade contra a Escola: Segregação urbana e desigualdades

educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.

RIBEIRO, L. C. de Q. et al. Desafios urbanos à democratização do acesso às oportunidades educacionais nas

metrópoles brasileiras. Educação e Sociedade, v. 37, n. 134, p. 171-193, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/ ES0101-73302016157093

RIBEIRO, L. C. de Q. et al. (orgs.). Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital , 2010.

ROLON, C. E. K. La massification du lycée au Brésil et l'expérience lycéene à Curitiba. Tese (Doutorado em Sociologia) — Université de Bordeaux II Victor Segalen, 2017.

SALATA, A. R. Os Jovens e a Escola: poderia a segmentação sócio-espacial da cidade do Rio de Janeiro afetar as chances de os jovens investirem seu tempo exclusivamente nos estudos? Segurança Urbana e Juventude, Araraquara, v. 2, n. 1-2, p. 1-22, 2009.

SAMPAIO, H. Setor de ensino superior privado no Brasil: crescimento, mercado e estado em dois séculos. In:

BARBOSA, M. L. O. (org.). Ensino Superior: Expansão e Democratização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. p. 105-128.

SANTOS, C. T. Ações afirmativas no ensino superior: análise do perfil socioeconômico e da experiência universitária de bolsistas do ProUni na PUC-Rio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, p. 770-790, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812012000400012

SANTOS, G. S. dos. A centralidade do currículo sob as lentes das discussões Educacionais Críticas: algumas contribuições a partir de um estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 30, p. 163-192, 2013. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v15i30.1568

SANTOS, G. S. dos; MOREIRA, S. C.; GANDIN, L. A. Desafios do Trabalho Escolar e do Currículo na Escola Pública: interfaces com o efeito do território periférico. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 760-784, set./ dez. 2018.

SANTOS, J. A. F. A interação estrutural entre desigualdade de gênero e de raça no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 24, n. 70, p. 37-60, jun. 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092009000200003

SANTOS, L. L. de C. P. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 15-49, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000300003

SCHWARTZMAN, S. Academic Drift in Brazilian Education. Pensamiento Educativo, v. 48, n. 1, p. 14-26, 2011.

SCHWARTZMAN, S. The challenges of education in Brazil. 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2019.SETTON, M. G. J. A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, núm. esp., p. 1405-1418, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720

SETTON, M. G. J. Socialização de habitus: um diálogo entre Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230072, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230072

SILVA, T. T. da. O que Produz e o que Reproduz em Educação: ensaios de Sociologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas , 1992.

SOUZA, A. N. de; LEITE, M. de P. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1105-1121, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/ S0101-73302011000400012

SOUZA, A. R. de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

SPOSITO, M. P. (coord.) O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

SPOSITO, M. P. Interfaces entre a Sociologia da Educação e os estudos sobre a juventude no Brasil. In: APPLE, M.

W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. Sociologia da Educação: Análise Internacional. Porto Alegre: Penso , 2013. p. 438-446.

SPOSITO, M. P.; SOUZA, R.; SILVA, F. A. e. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e170308, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201712170308

TARDIF, M.; LESSARD, C. Saberes Docentes e Formação Profissional e Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes , 2009.

TARTUCE, G. L. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 478-504, abr./jun. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/198053144896

TORCHE, F.; COSTA-RIBEIRO, C. Parental wealth and children’s outcomes over the life-course in Brazil: A propensity score matching analysis. Research in Social Stratification and Mobility, v. 30, p. 79-96, 2012. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2011.07.002

TORRES, H. da G. et al. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola: relatório final. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/o-quepensam-os-jovens-de-baixa-renda-sobre-a-escola/>. Acesso em: 7 fev. 2019.

TRIVENTI, M.; VERGOLINI, L.; ZANINI, N. Do Individuals with High Social Background graduate from more rewarding Fields of Study? Changing Patterns before and after the “Bologna Process”. Research in Social Stratification and Mobility, v. 51, p. 28-40, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.rssm.2017.07.001

TURNER, B. Status. Lisboa: Editorial Estampa, 1989.

VAN ZANTEN, A.; BALL, S. (orgs.) Elites, Privilege and Excellence: The National and Global Redefinition of Educational Advantage. Londres: Routledge , 2015.

VARGAS, H. M.; HERINGER, R. Políticas de permanência no ensino superior público em perspectiva comparada: Argentina, Brasil e Chile. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 25, n. 1, p. 72-108, 2017. https://doi.org/10.14507/epaa.25.2799

VEIGA, L.; BARBOSA, M. L. O. Eficiência e equidade: os impasses de uma Política Educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 14, n. 2, p. 211-242, 2001.

VIEIRA, G. D. G. Gestão escolar: participativa. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) — Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.

VONBUN, C.; MENDONÇA, J. L. O.; GOMES, A. A. Aspectos institucionais da educação superior: uma comparação internacional. In: TAFNER, P. et al. (orgs.). Caminhos trilhados e desafios da educação superior no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2016.

WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WINKLER, D.; CUETO, S. (orgs.). Etnicidad, Raza, Género y Educación en América Latina. Lima: Unesco, 2004. Disponível em: http://archive.thedialogue.org/PublicationFiles/EtnicidadRazayGenero. pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.

WIT, H. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: A Historical, Comparative, and Conceptual Analysis. West Port: Greenwood Studies in Higher Education, 2002.

WOLF, A. Does education matter? Myths about education and economic growth. Londres: Penguin Books, 2002.

ZEICHNER, K. M. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos — Como e por que elas afetam vários países no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective Teaching: An Introduction. New York: Routledge, 2013.

ZUCCARELLI, C. A Cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. EURE, Santiago, v. 36, n. 108, p. 161-164, 2010. http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612010000200009

ZUCCARELLI, C. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Barbosa, M. L. de O., & Gandin, . L. A. (2020). Sociologia da educação brasileira: diversidade e qualidade. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (91), 1–38. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/497

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)