Celebridades políticas e políticos celebridades

uma análise teórica do fenômeno

Autores

  • João Kamradt

Palavras-chave:

Celebridades, Políticos, Mídia, Entretenimento, Cultura Popular

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da literatura internacional sobre as celebridades e os políticos no âmbito da democracia representativa. Embora seja parte essencial da sociedade, sabemos pouco sobre os impactos e as características dos indivíduos famosos envolvidos na política. Em qual medida a celebrização altera as formas de representação? Quais são os tipos ideais das celebridades? Os famosos revelam o surgimento de mecanismos alternativos de engajamento da população? Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama desse debate ao resgatar uma significativa literatura produzida nos últimos 50 anos – especialmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. Ao final, é feita uma análise de diferentes tipologias das celebridades políticas (CP) e dos políticos celebridades (PC). Por fim, é proposta uma agenda de pesquisa empírica que contribua para melhorar a compreensão do processo de celebrização da política no âmbito da democracia brasileira.

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Biografia do Autor

João Kamradt

Doutorando e mestre em Sociologia Política no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Comunicação Social pela Faculdade IELUSC. Atualmente, é professor da UniSociesc e do Ielusc. Em conjunto com o Prof. Dr. Jacques Mick, escreveu o livro O fim da notícia: a monopolização da mídia e o trabalho dos jornalistas (2017).

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Publicado

2019-04-08

Como Citar

Kamradt, J. (2019). Celebridades políticas e políticos celebridades: uma análise teórica do fenômeno. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (88), 1–22. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/471

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos