Os livros do Brasil entre o Rio de Janeiro e Frankfurt

Autores

  • Gustavo Sorá

Resumo

O artigo apresenta uma etnografia da organização e encenação da hom enagem ao Brasil realizada durante a 46.“ feira internacional do livro de Frankfurt, em outubro de 1994. Focaliza as profissões ligadas à produção de livros e o poder do livro na construção social dos emblemas, estereótipos e sentimentos de um a nacionalidade. Inversam ente, procura com preender com o as formas de classificações de nacional e internacional definem as práticas editoriais e a circulação da palavra im pressa em livros. O evento é analisado como um espetáculo de ritualização, que permite exam inar as condições específicas para tornar públicas as mensagens sobre a nação. Demonstra, por fim, a imbricação de três processos culturais e sociais solidários: internacio-nalizão — nacionalismo — profissionalização.

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Publicado

1996-01-05

Como Citar

Sorá, G. (1996). Os livros do Brasil entre o Rio de Janeiro e Frankfurt. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (41), 3–33. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/168

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos