Néo-ésotérisme au Brésil

dynamique d'un champ d ’etudes

Auteurs

  • Elisete Schwade

Mots-clés :

Néo-ésotérisme, Changements comportementaux, Sociabilité urbaine

Résumé

Cet article fait le point sur les études qui ont été développées, particulièrement au Brésil, à propos du phénomène néo-ésotérique au cours de la dernière décennie. Les principales réfé­rences analytiques sont identifiées et révèlent la dissémination du néo-ésotérisme au-delà de sa relation avec la religiosité et la spiritualité. Tout en considérant ce phénomène comme un univers en construction, l’auteur signale, par des évidences littéraires, son ouverture vers d’au­tres possibilités, l’importance de sa connotation thérapeutique et le mode de vie urbain assu­mé par ses nouvelles pratiques.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALBUQUERQUE, Leila Marach Basto. (1998), “Revista Planeta: imagens do corpo, imagens da alma”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

__________. (1999), "Orientalização e novas gestões do corpo”. Trabalho apresentado no Encontro Anual da Anpocs, Caxambu (MG), out.

AMARAL, Leila. (1998), Carnaval da alma: comunidade, essência e sincretismo na Nova Era. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Rio de Janeiro.

_________ . (1999), “Sincretismo em movimento: o estilo Nova Era de lidar com o sagrado”, in Maria Julia Carozzi, A Nova Era no Mercosul, Petrópolis, Vozes.

AMARAL, Leila et al. (1994), Nova Era: um desafio para os cristãos. São Paulo, Paulinas.

BARROSO, Maria Macedo. (1998), “‘Deus é diferente mas não desigual de mim’: a produção da imanência nas práticas de meditação da Siddha Yoga”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

BELLAH, Robert N. (1986), “A nova consciência religiosa e a crise da modernidade”. Religião e Sociedade, 13 (2): 18-37, Rio de Janeiro, Iser.

BIZERRIL, José. (1998), '"Dois sentados sobre a terra’: corpo e espírito na experiência do Tao”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. São Paulo, USP, 22-25 set.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (1994), “A crise das instituições tradicionais produtoras de sentido”, in A. Moreira e R. Zicman (orgs.), Misticismo e novas religiões, Petrópolis, Vozes.

CAMURÇA, Marcelo A. (1998), "Sombras na catedral: a influência New Age na Igreja

Católica e o holismo da teologia de Leonardo BofF e Frei Betto”. Numen — Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, 1 (1): 85-125, Juiz de Fora, Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, jul-dez.

CARDOSO, Alexandre. (1998), “Pés na terra e cabeça nas nuvens: contornos do misticismo contemporâneo”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

CARNEIRO, Sandra. (1998), “Trajetórias espirituais enquanto projeto da modernidade”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

CAROZZI, Maria Julia. (1999), “Introdução”, in __________, A Nova Era no Mercosul, Petrópolis, Vozes.

CARVALHO, José Jorge. (1991), “Características do fenômeno religioso na sociedade contemporânea”. Série Antropologia, 114: 1-46, Brasília, Universidade de Brasília.

__________. (1994), “O encontro de velhas e novas religiões: esboço de uma teoria dos estilos de espiritualidade”, in A. Moreira e R. Zicman (orgs.), Misticismo e novas religiões, Petrópolis, Vozes.

__________. (2000), “A religião como sistema simbólico: uma atualização teórica”. Série Antropologia, 285: 1-16, Brasília, Universidade de Brasília.

CASTRO MARTINS, Maria Cristina. (1999), “O amanhecer de uma nova era: uma análise do espaço sagrado e simbólico do Vale do Amanhecer”. Trabalho apresentado nas XIX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Rio de Janeiro, set.

DANDREA, Anthony. (1996), O seif perfeito e a nova era: individualismo e reflexividade em religiosidades pós-tradicionais. Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, Iuperj.

DUMONT, Louis. (1993), O individualismo: uma perspectiva antropológica da antropologia moderna. Rio de Janeiro, Rocco.

FIGUEIRA, Sérvulo (org.). (1985), Uma nova fam ília? O moderno e o arcaico na fam ília de classe média brasileira. Rio de Janeiro, Zahar.

FONSECA, Alexandre Brasil. (1998), “Nova Era evangélica, confissão positiva e o crescimento dos sem religião”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. São Paulo, USP, 22-25 set.

__________. (1999), “O jardim mágico brasileiro”. Trabalho apresentado no Encontro Anual da Anpocs, Caxambu (MG).

FORTIS, Antônio Carlos. (1997), O buscador e o tempo: um estudo antropológico do pensamento esotérico e da experiência iniciática da Eubiose. Dissertação de Mestrado, São Paulo, USP.

GIDDENS, Anthony. (1992), As transformações da intimidade. São Paulo, Editora da Unesp.

GUERREIRO, Silas. (1998), “Encontro de magia, mito e ciência na consulta aos oráculos: o espaço da feira mística”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

HEELAS, Paul. (1996), The New Age movement, the celebration ofthe selfand the sacralization ofModernity. Oxford, Blackwell Publishers.

LIMA, Ricardo Barbosa. (1998), “Nova consciência religiosa e ambientalismo: uma leitura em torno das representações da categoria natureza entre grupos místico-esotéricos e ambientalistas em Alto Paraíso de Goiás (G O)”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

MAGNANI, José Guilherme. (1995). “Esotéricos na cidade: os novos espaços de encontro, vivência e culto”. São Paulo em Perspectiva, 9 (2): 66-72.

__________. (1996), “Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole”, in José G. Cantor Magnani e Lilian de Lucca Torres, N a metrópole, São Paulo, Edusp.

__________. (1999), Mystica urbe. São Paulo, Studio Nobel.

(1999a), "O xamanismo urbano e a religiosidade contemporânea”. Religião & Sociedade, 20 (2): 113-140, Rio de Janeiro, Iser.

(2000), O Brasil da Nova Era. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

MALUF, Sônia Weidner. (1996), Les enfants du Verseau au pays des terreiros. Tese de doutorado, Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, Paris.

_________ . (1999), “Antropologia, narrativa e a busca de sentido”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, pp.69-81.

MARTINS, Paulo Henrique. (1999), “As terapias alternativas e a libertação dos corpos”, in Maria Julia Carrozi (org.), A Nova Era no Mercosul, Petrópolis, Vozes.

_________ . (1999a), “Onde está a alegria”. Trabalho apresentado nas XIX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Rio de Janeiro.

MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueirôa. (1997), “Estratégias de militância na conspiração aquariana”. Revista Anthropológicas, 2 (2): 135-169, PPGAS/UFPE, Recife.

MENEZES, Rachel Aisengart. (2004), “Dilemas de uma antropologia médica na casa da morte”. Trabalho apresentado na 24a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, Olinda-PE.

_________ . (2005), “O momento da morte: interpretação familiar e religiosidade”. Trabalho apresentado no XXIX Encontro Anual da Anpocs, Caxambu (MG).

OSÓRIO, Andréa. (2004), “Bruxas modernas: um estudo sobre identidade feminina entre os praticantes wicca”. Campus — Revista de Antropologia Social, 5 (2): 157-171, PPGAS/UFPR, Curitiba.

PEREZ, Lea. (1999), “Fim de século, efervescência religiosa e novas reconfigurações societárias”.Trabalho apresentado nas XIX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Rio de Janeiro, set.

PEREIRA, Magda V. dos Santos. (1998), “O universo místico-religioso da obra de Paulo Coelho na ótica de seu leitor”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

REIS, Adriana. (1998), “Alternativas religiosas de educação infantil em Brasília”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

__________. (2000), “Nova religiosidade e educação em Brasília: uma nova ética em curso, in Maria Francisca Pinheiro et al. (orgs.), Política, ciência e cultura em M ax Weber, Brasília, Editora da UnB.

RUSSO, Jane. (1993), O corpo contra a palavra. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ.

SALEM, Tânia. (1989), “O casal igualitário: princípios e impasses”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 9 (3): 24-37.

SANCHIS, Pierre. (1995), “Sendeiros, atalhos e encruzilhadas: o campo religioso contemporâneo”. Trabalho apresentado no IXX Encontro da Anpocs, Caxambu (MG).

__________. (1988), “O campo religioso contemporâneo no Brasil”, in A. Oros e Carlos A. Steil (orgs.), Globalização e religião, Petrópolis, Vozes.

SCHWADE, Elisete. (2001), Deusas urbanas: experiências encontros e espaços e neo-esotéricas no Nordeste. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (mimeo.).

SIMMEL, Georg. (1983), “Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura e formal”, in Evaristo Moraes Filho (org.), Simmel, São Paulo, Ática.

SIQUEIRA, Deis. (1998), “A construção metodológica do sujeito-objeto de investigação”.

Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

__________. (1999), “Psicologização das religiões: religiosidade e estilo de vida”. Trabalho apresentado nas IX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Rio de Janeiro, set.

SIQUEIRA, Deis & BANDEIRA, Lourdes et al. (1997), “O misticismo no Planalto Central: Alto Paraíso, o “chakra cardíaco do planeta”, in __________, Tristes cenados: sociedade e biodiversidade, Brasília/DF, Paralelo 15.

_________ . (1998), “O profano e o sagrado na construção da ‘Terra Prometida’”, in Brasilmar Ferreira Nunes (org.), Brasília: a construção do cotidiano, Brasília/DF, Paralelo 15.

_________ . (1998a), “Perfil dos adeptos e caracterização dos grupos místico-esotéricos no Distrito Federal”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

SOARES, Luiz Eduardo. (1994), “Religioso por natureza: cultura alternativa e misticismo ecológico no Brasil”, in _________ , O rigor da indisciplina, Rio de Janeiro, Relume Dumará.

SOUZA, André Ricardo & SOUZA, Patrícia. (1998), “A umbanda esotérica em São Paulo”. Trabalho apresentado nas VIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, São Paulo, USP, 22-25 set.

STOLL, Sandra Jaqueline. (1999), Entre dois mundos: espiritismo na França e no Brasil. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, USP, São Paulo.

TAVARES, Fátima Regina G. (1999), “Holismo terapêutico no Rio de Janeiro”, in Maria Julia Carrozzi (org.), A Nova Era no Mercosul, Petrópolis, Vozes.

_________ . (1999a), “Tornando-se tarólogo: percepção “racional” versus percepção “intuitiva” entre os iniciantes do tarot no Rio de Janeiro”. Numen — Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, 2 (1): 97-123, Juiz de Fora, Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

__________. (1999b), “Feiras esotéricas e redes alternativas: algumas notas comparativas entre circuitos carioca e parisiense". Trabalho apresentado nas XIX Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, Rio de Janeiro.

TORNQLIST, Carmen Suzana. (2002), “Armadilhas da Nova Era: natureza e maternidade no ideário da humanização do parto”. Revista de Estudos Feministas, 10 (2): 389- 397, Florianópolis, jul./dez.

VELHO, Otávio. (1998), “Ensaio herético sobre a atualidade da gnose”. Horizontes Antropológicos, ano 4 (8): 34-52, PPGAS/UFRGS, Porto Alegre.

VILHENA Luiz Rodolfo. (1990), O mundo da astrologia. Rio de Janeiro, Zahar.

Téléchargements

Publiée

2006-01-10

Comment citer

Schwade, E. (2006). Néo-ésotérisme au Brésil : dynamique d’un champ d ’etudes. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (61), 5–24. Consulté à l’adresse https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/290

Numéro

Rubrique

Balanços Bibliográficos