Ativismo alimentar e a politização da alimentação

Perspectivas teórico-metodológicas em análise

Autores/as

  • Arthur Saldanha dos Santos UFRGS
  • Felipe Da Luz Colomé Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade CPDA-UFRRJ

Palabras clave:

Ativismo Alimentar, Politização da Alimentação, Consumo Político, Sistema Alimentar

Resumen

O artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica preliminar sobre como movimentos sociais, iniciativas e atores no âmbito do ativismo alimentar têm sido investigados teórico-conceitual e metodologicamente na literatura sociológica. Com isso, discutimos a noção de ativismo alimentar, apontando suas interfaces com a politização da alimentação. Para fins de análise, em um primeiro momento o estudo retomou contribuições basilares na conceituação de ativismo alimentar e consumo político, levando em consideração os processos de conceituação, problematização e operacionalização. Já em um segundo momento, o enfoque analítico foi para as produções recentes (2020 a 2023), destacando alguns objetos empíricos que têm sido enquadrados sob estes conceitos ou com abordagens relacionadas. Os resultados sustentam que a temática em lume está em ampliação e comporta diferentes pontos de partida, tratando-se de um fenômeno multifacetado com diversidade de atores, variação de instrumentos, técnicas, métodos, coleta de dados e inserção em campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Da Luz Colomé, Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade CPDA-UFRRJ

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil. Bolsista de pós-doutorado (PDJ/CNPq) junto ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ). E-mail: flcolome@hotmail.com

Citas

ABRAMOVAY, Ricardo. (2021), Desafios para o sistema alimentar global. “Ciência e Cultura”, v. 73, p. 53-57.

ALKON, Alison; GUTHMAN, Julie. (Eds.). (2019), “The new food activism: Opposition, cooperation, and collective action”. Oakland: University of California Press.

BOSTRÖM, Magnus; MICHELETTI, Michele; OOSTERVEER, Peter (Eds.). (2019), “The Oxford Handbook of Political Consumerism”. Oxford: Oxford University Press.

BOZTEPE, Suzan; BERG, Martin. (2020), Conected eating: servitising the human body through digital food technologies. In: LUPTON, Deborah; FELDMAN, Zeena. “Digital Food Cultures”. New York, Routledge.

BREEN, Timothy H. (2004), “The marketplace of revolution : how consumer politics shaped American independence”. New York: Oxford University Press.

CANDEL, Jeroen J. L. (2022), Power to the people? Food democracy initiatives contributions to democratic goods. “Agriculture and Human Values”, n. 39, p. 1477-1489.

CLARKE, Nick. et al. (2008), The spaces and ethics of organic food. “Journal of Rural Studies”, 24, n. 3, p. 219-230.

COLOMÉ, Felipe L.; MAYER, Ricardo. (2016), Gramáticas da ação na economia solidária e a justificação das práticas de consumo. “Análise Social”, v. 220, n. li (3.o), p. 566–597.

COLOMÉ, Felipe. L. (2018), “Consumo, política e engajamento: uma análise sociológica do consumo contestatório vegano no Brasil e Canadá”. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

COLOMÉ, Felipe L. (2020), A pluralidade dos repertórios e estratégias do consumo contestatório vegano: uma análise a partir do Brasil e Canadá. “Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS”.

COUNIHAN, Carole. M. (1999), “The anthropology of food and body: Gender, meaning, and power”. Routledge.

DAUNTON, Martin; HILTON, Matthew (org.). (2001), “The Politics of Consumption Material Culture and Citizenship in Europe and America”. Oxford: Berg.

DOLEJSOVÁ, Markéta. (2020), From Silicon Valley to table: solving food problems by making food disappear. In: LUPTON, Deborah; FELDMAN, Zeena. “Digital Food Cultures”. New York, Routledge.

DUBUISSON-QUELLIER, Sophie. (2009), La consommation engagée. Paris: Presses de Sciences Po.

DUBUISSON-QUELLIER, Sophie. From Moral Concerns to Market Values: How Political Consumerism Shapes Markets. In: BOSTRÖM, Magnus; MICHELETTI, Michele; OOSTERVEER, Peter (Orgs.). (2019), “The Oxford Handbook of Political Consumerism”. Oxford: Oxford University Press.

DUBUISSON-QUELLIER, Sophie; LAMINE, Claire; LE VELLY, Ronan. (2011), Citizenship and consumption: Mobilisation in alternative food systems in France. “Sociologia Ruralis”, v. 51, n. 3, p. 304–323.

FAO, IFAD, UNICEF, WFP, & WHO. (2018), “El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo 2018”. Fomentando la resiliencia climática en aras de la seguridad alimentaria y la nutrición [The state of food security and nutrition in the world 2018. Building climate resilience for food security and nutrition]. FAO. https://www.fao.org/3/I9553ES/i9553es.pdf

FAO, IFAD, UNICEF, WFP, & WHO. (2020), “El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo 2020”. Transformación de los sistemas alimentarios para que promuevan dietas asequibles y saludables [The state of food security and nutrition in the world 2020. Transforming food systems for affordable healthy diets]. FAO. https://www.fao.org/3/ca9692es/online/ca9692es.html

FAVREAU, Louis. (2005), “Qu’est-ce que l’économie sociale? Synthèse introductive”. Montreal: Centre de recherche sur les pratiques et les politiques sociales, Université du Québec à Montréal.

GALINDO, Eryka; TEIXEIRA, Marco A.; ARAUJO, Melissa D.; MOTTA, Renata; PESSOA, Milene; MENDES, Larissa; RENNÓ, Lúcio. (2021), “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”. Food for Justice Working Paper Series, no. 4 (2ª ed.). Berlin: Food for Justice: Power, Politics, and Food Inequalities in a Bioeconomy.

GENDRON, Corinne; BISAILLON, Veronique; OTERO, Ana Isabel. (2006), The Institutionalization of Fair Trade: More than a Degraded Form of Social Action. “Les cahiers de la Chaire, collection recherche”, v. 12, n. 1, p. 1-38.

GOODMAN, Michael, K. (2004), Reading fair trade: political ecological imaginary and the moral economy of fair trade foods. “Political Geography”, v. 23, n. 7, p. 891–915.

GOODMAN, David; DUPUIS, E. Melanie; GOODMAN, Michael K. (2012), “Alternative food networks: knowledge, practice and politics”. Routledge.

GRISA, Cátia; SABOURIN, Eric.; ELOY, Ludivine; MALUF, Renato S. (Orgs.). (2022), “Sistemas alimentares e territórios no Brasil”. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

GRISA, Cátia; PORTO, Silvio I. (2023), Políticas alimentares e referenciais setoriais na trajetória brasileira. “RESR-Revista de Economia e Sociologia Rural”, v. 61, n. 3.

HALKIER, Bente. (1999), Consequences of the politicization of consumption: the example of environmentally friendly consumption practices. “Journal of Environmental Policy and Planning”, v. 1, n. 1, p. 25-41.

HALKIER, Bente. (2019), Political Food Consumerism between Mundane Routines and Organizational Alliance-Building. In: BOSTRÖM, M.; MICHELETTI, M.; OOSTERVEER, P. (org.). “The Oxford Handbook of Political Consumerism”. Oxford: Oxford University Press.

HILTON, Matthew. (2003), “Consumerism in Twentieth-century britain: the search for a historical movement”. Cambridge: Cambridge University Press.

LE COQ, Jean F.; GRISA, Cátia; GUÉNEAU, Stéphane; NIEDERLE, Paulo. (2022), “Public policies and food systems in Latin America”. Éditions Quae.

LEWIS, Tania. (2021), Food politics and the media in digital times: Researching household practices as forms of digital food activism. In: LEER, Jonatan; KROGAGER, Stinne Gunder S.” Research Methods in Digital Food Studies”. New York: Routledge, p.99-112.

LE VELLY, Ronan. (2004), “Le commerce équitable : des échanges marchands contre le marché et dans le marché”. Tese de Doutorado, Université de Nantes, Nantes.

LIEN, Marianne E.; NERLICH, Brigitte. (2004), “The politics of food”. New York: Berg Pub Limited.

LORENZINI, Jasmine. (2022), Political consumerism and food activism. In: GRASSO, Maria Teresa; GIUGNI, Marco (Ed.). “The Routledge handbook of environmental movements”. Routledge.

LUPTON, Deborah. (2020), Understanding digital food cultures. In: LUPTON, Deborah; FELDMAN, Zeena. “Digital Food Cultures”. New York, Routledge.

McGOVERN, Charles. (2006), “Sold american: Comsumption and citizenship, 1890-1945”. Chapel Hill: The University of North Carolina Press.

MAIA, Aline Borghoff; TEIXEIRA, Marco Antônio. (2022), Food movements, agrifood systems, and social change at the level of the national state: The Brazilian Marcha das Margaridas. “The Sociological Review”, v. 69, n. 3, p. 626-646.

MANN, Alana. (2020), Are you local? Digital inclusion in participatory foodscapes. In: LUPTON, D.; FELDMAN, Z. “Digital Food Cultures”. New York, Routledge.

MONTICELLI, Lara; DELLA PORTA, Donatella. (2019), The Successes of Political Consumerism as a Social Movement.In: BOSTRÖM, M.; MICHELETTI, M.; OOSTERVEER, P. (Eds.). “The Oxford handbook of political consumerism”. Oxford: Oxford Handbooks.

MOTTA, Renata. (2021), Social movements as agents of change: Fighting intersectional food inequalities, building food as webs of life. “The Sociological Review”, 69(3), 603–625.

MICHELETTI, Michele. (2003), “Political virtue and shopping: individuals, consumerism, and collective action”. New York: Palgrave Macmillan.

MURCOTT, Anne. (1988), Sociological and social anthropological approaches to food and eating. “World review of nutrition and dietetics”.

NIEDERLE, Paulo; SCHUBERT, Maycon. (2020), HOW does veganism contribute to shape sustainable food systems? Practices, meanings and identities of vegan restaurants in Porto Alegre, Brazil. “Journal of Rural Studies”, nº. 78, p. 304–313.

NIEDERLE, Paulo; SCHNEIDER, Sérgio; CASSOL, Abel (Orgs.). (2021), “Mercados Alimentares Digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas”. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 15-22.

POLANYI, Karl. (2001), “Grande Transformação: as origens de nossa época”. Rio de Janeiro: Campus.

PORTILHO, Fátima; MICHELETTI, Michele. (2019), Politicizing Consumption in Latin America. In: BOSTRÖM, M.; MICHELETTI, M.; OOSTERVEER, P. (Eds.). “The Oxford Handbook of Political Consumerism”. Oxford: Oxford University Press.

PORTILHO, Fátima. (2020), Ativismo alimentar e consumo político – duas gerações de ativismo alimentar no Brasil. “Redes (St. Cruz Sul, Online)”, v. 25, n. 2, p. 411-432, mai./ago.

POWELL, Martyn. (2005), “The politics of consumption in eighteenth-century Ireland”. New York: Palgrave Macmillan.

PREISS, Potira. (2020), Challenges facing the COVID-19 pandemic in Brazil: lessons from short food supply systems. “Agriculture and Human Values”, v. 1, p. 1.

PREISS, Potira; SALAPATA, Juliane; LUCAS, Tanara; MOMBACH, André. (2021), O Consumo Justo, Solidário e Sustentável no Mundo Digital: a experiência da Cooperativa GiraSol. In: NIEDERLE, Paulo; SCHNEIDER, Sérgio; CASSOL, Abel. (Orgs.). “Mercados Alimentares Digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas”. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 67-93.

SILVA, Marcelo Kunrath. (2018), A apropriação conservadora do ciclo de protestos de 2013: rumo aos protestos anti-Dilma? “Lusotopie”, v. 17, n. 1, p. 88–111.

SANTOS, Arthur Saldanha. (2022), “Ativismos digitais do Movimento Afro Vegano: uma análise das narrativas performáticas nas mídias sociais”. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Porto Alegre, BR-RS.

SCOTT, Ellen. (2020), Healthism and veganism: discursive constructions of food and health in an online vegan community. In: LUPTON, Deborah; FELDMAN, Zeena. “Digital Food Cultures”. New York, Routledge.

SASSATELLI, Roberta. (2004), “The political morality of food”: Discourses, contestation and alternative consumption. In: M. HARVEY; A. McMEEKIN; A. WARDE (org.), Qualities of food. Manchester: Manchester University Press, p. 176-207.

STOLLE, Dietlind; MICHELETTI, Michele. (2013), “Political consumerism: Global responsibility in action”. New York: Cambridge University Press.

STOLLE, Dietlind; HOOGHE, Marc; MICHELETTI, Michele. (2005), Politics in the supermarket: political consumerism as a form of political participation. “International Political Science Review”, v. 26, n. 3, p. 245-269.

STOLLE, Dietlind; HUISSOUD, Lucas. (2019), Undemocratic Political Consumerism. In: BOSTRÖM, M.; MICHELETTI, M.; OOSTERVEER, P. (Eds.). “The Oxford handbook of political consumerism”. Oxford: Oxford Handbooks.

TANAKA, Jennifer; PORTILHO, Fátima. (2019), Ambiguidades da politização do consumo: O caso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na cidade do Rio de Janeiro. “Revista Raízes”, v. 39, n. 2, p. 344–358.

TRENTMANN, Frank. (2001), “Bread, Milk and Democracy: Consumption and Citizenship in Twentieth-Century Britain”. In: DAUNTON, M; HILTON, M. (org.), The Politics of Consumption Material Culture and Citizenship in Europe and America. Oxford: Berg.

VILELA, Diego Breno Leal. (2017), Consumo político e ativismo vegano: dilemas da politização do consumo na vida cotidiana. “Estudos Sociedade e Agricultura”, v. 25, n. 2, p. 353-377.

WILKINSON, John. (2007), Fair Trade: Dynamics and Dilemmas of a Market Oriented Global Social Movement. “Journal of Consumer Policy”, v. 30, n. 3, p. 219-239.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Saldanha dos Santos, A., & Da Luz Colomé, F. (2024). Ativismo alimentar e a politização da alimentação: Perspectivas teórico-metodológicas em análise. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (100). Recuperado a partir de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/634