Balanço da produção acadêmica sobre migração internacional no Brasil

Autores/as

  • Elaine Meire Vilela
  • Lívia Beatriz Ferreira Lopes

Palabras clave:

Emigração, Imigração, Migração de retorno, Produção acadêmica, Instituições acadêmicas

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar um balanço da produção acadêmica brasileira sobre a migração interna-cional do e para o Brasil. A pesquisa fundamenta-se em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em instituições de ensino superior do país, no período de 1995 a 2009. Para a coleta das informações sobre a produção acadêmica nessas instituições, utilizamos o banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Su-perior (Capes). O apanhado geral realizado, além de apontar os temas e as questões tratados pela produção acadêmica nacional, é capaz de mostrar, de maneira sucinta, temas ainda não abordados ou não esgotados, sugerindo então o en-gajamento dos estudiosos em pesquisas inéditas em áreas onde se nota ausência, ou déficit, de informação e trabalhos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBUQUERQUE, J. L. C. (2005). Fronteiras em movimento e identidades nacionais: a imigração brasileira no Paraguai. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, UFCE, Fortaleza.

ALCADES, D. R. (2003). Eles fizeram a América: a saga dos imigrantes italianos de Pedrinhas Paulista. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília.

ARAÚJO, J. R. de C. (1996). Imigração e futebol: o caso Palestra Itália. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

_____. (2003). Migna Terra – migrantes italianos e fascismo na cidade de São Paulo (1922-1935). Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Unicamp, Campinas.

ASSIS, G. de O. (1995). Estar aqui, estar lá... uma cartografia da vida entre dois lugares. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFSC, Florianópolis.

_____. (2004). De Criciúma para o mundo: rearranjos familiares e de gênero nas vivências dos novos migrantes brasileiros. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Unicamp, Campinas.

BAHIA, J. D. do V. (2000). O tiro da bruxa: identidade, magia e religião entre camponeses pomeranos do Estado do Espírito Santo. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, UFRJ, Rio de Janeiro.

BLANCHETTE, T. G. (2001). Gringos. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFRJ, Rio de Janeiro.

BONASSI, M. (1999). Canta América sem fronteiras: imigrantes latino-americanos no Brasil. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

BORGES, L. A. (2004). Religião e vocação para o comércio: elementos para a constituição da identidade de imigrantes

muçulmanos em Goiás. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

BRAGA, M. P. (2009). Descendentes de imigrantes italianos em Belo Horizonte e o impacto da dupla cidadania na construção da identidade ítalo-brasileira – 1990 a 2008. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-MG, Belo Horizonte.

BRESCIANI, D. de O. (2008). Do elefante branco à pérola capixaba: um estudo da Companhia Siderúrgica de

Tubarão quanto às relações de trabalho e à migração sob a ótica do processo de globalização. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br// tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7606>.

BURGUEÑO, D. A. E. (2007). Identidade não é documento: experiências e narrativas de ruptura nas migrações contemporâneas. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFRGS, Porto Alegre.

CAMPOS, G. A. G. de (2009). Entre devires e pertencimentos: a produção da subjetividade entre imigrantes bolivianos em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (2010). Banco de teses. Brasília (DF). Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/>. Acesso em: 17 jul. 2013.

CARDOSO, C. R. E. (2009). Diáspora e regresso: os imigrantes luso-angolanos no Brasil. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, USP, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-14102009-170951/>.

CATANIO, P. A. G. (2000). Dekassegui no Yumê-Ji (O caminho que o dekassegui sonhou). Cultura e subjetividade no movimento dekassegui. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

COLLAÇO, J. H. L. (2009). Sabores e memórias: cozinha italiana e construção identitária em São Paulo. Tese de doutorado, Departamento de Ciência Social, USP, São Paulo.

CONCEIÇÃO, S. da (2004). Imigração e casamentos: o caso de São Carlos (1890-1939). Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFSCar, São Carlos.

CORRALES, J. B. (2007). Refugiados colombianos no Brasil: uma interpretação das suas travessias internas. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciência Política, Unicamp, Campinas.

CORTEZ, C. S. Q. (2005). Memórias do Novo Mundo: estudo comparativo sobre memórias de imigrantes do Chile e do Brasil. Tese de doutorado, Departamento de Estudos Comparados sobre as Américas, UnB, Brasília.

DADALTO, M. C. (2007). Imigração e cidade: sonho e cultura associativa na tecedura de polos industriais em Colatina. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

DANIEL, Z. (2009). O refúgio no Brasil: o caso dos refugiados angolanos no Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado, Departamento de Direitos Humanos, Cidadania e Violência, Centro Universitário Euro-Americano, Brasília.

DECOL, R. D. (1999). Imigrações urbanas para o Brasil: o caso dos judeus. Tese de doutorado, Departamento de Demografia, Unicamp, Campinas.

DOMINGUES, D. T. (2008). Dos Estados Unidos da América para Governador Valadares: conexões e desconexões. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, UFMG, Belo Horizonte.

DOMINGUEZ, J. A. (2004). A imigração espanhola para São Paulo no pós segunda guerra: registros da hospedaria dos imigrantes. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

EL KADI, N. I. (1997). A migração druza: passos e traços – um estudo de caso. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, UFMG, Belo Horizonte.

ESTEVES, L. L. (2000). Entre duas pátrias, o mito do retorno. Memória e imaginário de mulheres portuguesas em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

FAUSTI, S. A. (2002). Imigração, conflito cotidiano e criminalidade em São Carlos (1866-1914). Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFSCar, São Carlos.

FERNANDES, J. A. da C. (2000). Imigrantes portugueses e migrantes negros: um olhar sobre novos bairros em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

FERREIRA JÚNIOR, S. P. (2002). Brás(il)-Itália: laços culturais unidos através da festa. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

_____. (2009). Festas italianas em São Paulo e a proteção do patrimônio imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

FLEISCHER, S. R. (2000). Passando a América a limpo: o trabalho de housecleaners brasileiras em Boston, Massachussets. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UnB, Brasília.

FREITAS, C. C. de M. (2004). A arquitetura de um projeto migratório: representação, memória e “cosmologia salazarista” entre imigrantes portugueses em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, USP, São Paulo.

FREITAS, C. G. S. de (2006). Globalização e a migração internacional no mundo do trabalho: o Mercosul em questão. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

FREITAS, P. T. de (2009). Imigração e experiência social – o circuito de subcontratação transnacional de força de trabalho boliviana para o abastecimento de oficinas de costura na cidade de São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

FUSCO, W. (2000). Redes sociais na migração internacional: o caso de Governador Valadares. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

_____. (2005). Capital cordial: a reciprocidade entre os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. Tese de doutorado, Departamento de Demografia, Unicamp, Campinas.

FUSCO, W.; SOUCHAUD, S. (2010). De volta para casa: a distribuição dos brasileiros retornados do exterior. Confins, [S.I.], n. 9, p. 1-9.

GALLO, W. E. D. (2004). Comunidades chinesas e japonesas no Peru e no Brasil: mercado, família e cultura. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, USP, São Paulo.

GOTO, P. R. (2009). Cem anos da imigração japonesa e as representações da cultura nipo-brasileira em Maringá. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

GUERIOS, P. R. (2007). Memória, identidade e religião entre imigrantes rutenos e seus descendentes no Paraná. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GUSSI, A. F. (1996). Identidades no contexto transnacional: lembranças e esquecimentos de ser brasileiro, norteamericano e confederado de Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, Unicamp, Campinas.

HIRANO, F. Y. (2005). Caminho para casa: o retorno do Dekasseguis. Dissertação de mestrado, Departamento de Demografia, Unicamp, Campinas.

HIRATA, R. Y. (2005). Tempo e espaço na dinâmica migratória japonesa: o caso de Mogi das Cruzes. Dissertação de mestrado, Departamento de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro.

HOFFS, C. C. (2006). Yu Kan Vertrouw Mi. Você pode confiar. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UnB, Brasília.

INOUE, M. F. M. (2002). No outro lado nasce o sol: o trabalho dos japoneses e seus descendentes no Estado do Rio de Janeiro. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, USP, São Paulo.

JANUZZI, P. de M. (2000). Migração e mobilidade social. Campinas: Ed. Autores Associados/Fapesp.

JONG, G. F. D.; MADAMBA, A. B. (2001). “A double disadvantage? Minority group, immigrant status, and underemployment in the United States”. Social Science Quarterly, v. 82, n. 1, p. 117-129.

JUNQUEIRA, M. P. (1998). Nas entrelinhas dos jornais: cotidiano do imigrante italiano na imprensa de São Carlos (1880-1900). Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

_____. (2004). São Carlos em tempos de epidemia: imigração, saúde pública e urbanização (1877-1900). Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

JUSTINO, D. M. D. (2002). Os imigrantes angolanos no Rio de Janeiro: um perfil sociodemográfico. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

KANAAN, B. R. (2008). Imigrações contemporânease italianidade: um estudo sobre jogos identitários na região industrializada de Farroupilha/RS. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFRGS, Porto Alegre.

KIMURA, H. (2003). Os okinawanos em Araraquara: a identidade negociada. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

KITAHARA, S. T. (1999). Dekasseguis – os novos gaijins: uma análise da identidade e da estratégia de ascensão socioeconômica dos nipo-brasileiros. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, UnB, Brasília.

KUBOTA, N. F. L. (2008). Bon Odori e sobá: as obasan na transmissão das tradições japonesas em Campo Grande – MS. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília.

LACERDA, E. P. (2003). O Atlântico açoriano: uma antropologia dos contextos globais e locais da açorianidade. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, UFSC, Florianópolis.

LEITE, C. M. de. R. D. (2002). Brasil-Argentina: migrações internacionais e integração regional. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

LIMA, I. A. de (2004). Os fatores políticos e a ressignificação da identidade judaica: o caso da comunidade judaica de Pernambuco. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

LIMA, M. R. C. P. (2006). Ingleses pretos, barbadianos negros, brasileiros morenos? Identidades e memórias (Belém, séculos XX e XXI). Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFPA, Belém.

LING, C. R. (2008). Diáspora e velhice dos imigrantes hakka: a memória da alma. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

LITVIN, A. (2007). A adaptação social e econômica dos migrantes brasileiros no Japão. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, USP, São Paulo.

MAIA, M. M. A. (2008). Imigração e identidade: um estudo sobre famílias portuguesas no Rio de Janeiro. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

MARQUES, D. H. F. (2009). Circularidade na fronteira do Paraguai e Brasil: o estudo de caso dos “brasiguaios”. Tese de doutorado, Departamento de Demografia, UFMG, Belo Horizonte.

MARTES, A. C. B. (2009). “Velho tema, novos desafios – gestão pública da imigração”. Cadernos Adenauer, v. X, n. 1, p. 9-27.

MATTOS, C. A. dos S. (2003). A presença dos patrícios no oeste paulista: portugueses em Marília. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília.

MENEZES, G. H. D. S. (2002). Filhos da imigração: sobre a segunda geração de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UnB, Brasília.

MEURER, B. (2000). A ética protestante revisitada – a contribuição germânica no sul do Brasil. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

MIWA, M. J. (2006). Narciso no império dos crisântemos – interpretando o movimento Shindo Renmei. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciência Política, Unicamp, Campinas.

MOCELLIN, M. C. (2008). Trajetórias em rede: representações da italianidade entre empresários e intelectuais da região de Caxias do Sul. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Unicamp, Campinas.

MOREIRA, L. (2004). O islã no Brasil: os muçulmanos imigrantes e o islamismo em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, USP, São Paulo.

MUSOLINO, A. A. N. (2006). Migração, identidade e cidadania Palikur na fronteira do Oiapoque e litoral sudeste da Guiana francesa. Tese de doutorado, Departamento de Estudos Comparados sobre as Américas, UnB, Brasília.

NAME, P. C. (2009). A ascensão social dos imigrantes libaneses e sírios em São Paulo: relatos de memórias. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

NUNAN, C. dos S. (2006). De volta para casa: a reinserção do migrante internacional retornando no mercado formal de trabalho. Dissertação de mestrado, Departamento de Demografia, PUC-MG, Belo Horizonte.

OCADA, F. K. (2002). Nos subterrâneos do modelo japonês: os 3Ks: Kitanai (sujo), Kiken (perigoso) e Kitsui (pesado). Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

_____. (2006). A tecelagem da vida com fios partidos: as motivações invisíveis da emigração dekassegui do Japão em quatro estações. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

OLIVEIRA, A. C. de (1997). Japoneses no Brasil ou brasileiros no Japão. A trajetória de uma identidade em um contexto migratório. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

_____. (2004). Bienvenido a Miami: a inserção dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos da América. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Unicamp, Campinas.

OLIVEIRA, C. M. da S. (2003). Saudades d’além mar: um estudo sobre a imigração portuguesa no Rio de Janeiro através da revista Lusitania (1929-1934). Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

OLIVEIRA, M. J. (2008). Entre amigos: antropologia da homossociabilidade masculina em camadas populares na periferia metropolitana da Grande Florianópolis. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, UFSC, Florianópolis.

OLIVEIRA SANTOS, M. D. (2004). Bendito é o fruto: Festa da Uva e identidade entre os descendentes de imigrantes italianos de Caxias do Sul – RS. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PACÍFICO, A. M. C. P. (2008). O capital social dos refugiados: bagagem cultural versus políticas públicas. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

PATARRA, N. L.; FERNANDES, D. (2001). “Brasil: país de imigração?” Revista internacional em língua portuguesa – Migrações, v. III, n. 24, p. 65-96.

PEDRO, V. T. (2000). Identidades traduzidas num mundo globalizado: os estudantes africanos em Florianópolis. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFSC, Florianópolis.

PEREIRA, E. G. P. B. (2001). Belo Horizonte, uma cidade de acolhimento: a identidade de sobrevivência na imigração portuguesa entre 1975 e 1990. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-MG, Belo Horizonte.

PERES, R. G. (2006). Diferenciais por sexo no retorno migratório: o fluxo Criciúma-Estados Unidos-Criciúma. Dissertação de mestrado, Departamento de Demografia, Unicamp, Campinas.

_____. (2009). Mulheres na fronteira: a migração de bolivianas para Corumbá-MS. Tese de doutorado, Departamento de Demografia, Unicamp, Campinas.

PETERS, R. (2006). Imigrantes palestinos, famílias árabes: um estudo antropológico sobre a recriação da tradição a partir das festas e rituais de casamento. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFRGS, Porto Alegre.

PINHEIRO, E. M. S. (2009). Ser ou não ser japonês? A construção da identidade dos brasileiros descendentes de japoneses no contexto das migrações internacionais do Japão contemporâneo. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Unicamp, Campinas.

PORTES, A. (1995). The economic Sociology of immigration: essays on networks, ethnicity, and entrepreneurship. New York: Russell Sage Foudation.

RABELLO, E. H. (2009). Deutschtum na Bahia: trajetórias dos imigrantes alemães em Salvador. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

RAMOS, J. D. S. (2002a). O poder de domar do fraco: formação de Estado e poder tutelar na política de povoamento do solo nacional. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, Rio de Janeiro, UFRJ.

RAMOS, S. P. (2002b). De perdas e buscas a encontros e desencontros: brasileiros em Toronto. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

RENZI, J. D. M. (2000). Viagem, projeto e identidade: trajetórias de brasileiros em São Francisco. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, UFRJ.

REZENDE, D. F. de A. (2000). Transnacionalismo e etnicidade: a construção simbólica do Romanesthán (nação cigana). Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, UFMG, Belo Horizonte.

_____. (2005). Reflexões sobre os sistemas de migração internacional: proposta para uma análise estrutural dos mecanismos intermediários. Tese de doutorado, Departamento de Demografia, UFMG, Belo Horizonte.

RIBEIRO, H. M. (2007). Política imigratória no Brasil contemporâneo: limites e desafios na relação entre direitos humanos, democracia e desenvolvimento. Dissertação de mestrado, Departamento de Estudos Comparados sobras as Américas, UnB, Brasília.

RISSARDI, F. C. (2005). A relação da imigração, a urbanização e a industrialização no caso de São Carlos. Dissertação

de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

ROGANTE, M. A. (2003). A imigração coreana em São Paulo: organização e ascenção social do grupo no bairro do

Bom Retiro. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara.

RUON, P. (2005). O ítalo-trentino no desenvolvimento do Vale do Itajaí (SC): estudo dos municípios de Luís Alves, Rio dos Cedros e Rio do Oeste. Dissertação de mestrado, Departamento de Desenvolvimento Regional, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

SAKURAI, C. (2000). Imigração tutelada. Os japoneses no Brasil. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, Unicamp, Campinas.

SALA, G. A. (2005). Características demográficas e socio-ocupacionais dos migrantes nascidos nos países do Cone Sul residentes no Brasil. Tese de doutorado, Departamento de Demografia, UFMG, Belo Horizonte.

SANTOS, M. A. A. dos (2004). Caminhos do interior: sírios e libaneses em Rio Preto. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFSCar, São Carlos.

SANTOS, M. S. C. dos (2006). Macaenses em trânsito: o império em fragmentos (São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Macau). Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, Unicamp, Campinas.

SANTOS, S. C. (2005). A emigração para os Estados Unidos e a cidade de Tiros (MG). Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UnB, Brasília.

SASAKI, E. M. (1998). O jogo da diferença: a experiência identitária no movimento Dekassegui. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

SASAKI, E. M.; ASSIS, G. D. O. (2001). “Novos migrantes do e para o Brasil: um balanço da produção bibliográfica”. In: CASTRO, M. G. (org.). Migrações Internacionais – contribuição para políticas, Brasil 2000. Brasília: Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD).

SAVOLDI, A. (1998). O caminho inverso: a trajetória de descendentes de imigrantes italianos em busca da dupla cidadania. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UFSC, Florianópolis.

SCHROVER, M. et al. (2007). “Niches, labour market segregation, ethnicity and gender”. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 33, n. 4, p. 529-540, May.

SILVA, C. F. da (2008). Trabalho informal e redes de subcontratação: dinâmicas urbanas da indústria de confecções em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, USP, São Paulo.

SILVA, D. M. da (2000). A ética da resistência: os exilados anti-salazaristas do Portugal democrático (1956-1975). Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, Unicamp, Campinas.

_____. (2007). Intelectuais portugueses exilados no Brasil formação e transferência cultural, século XX. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SILVA, E. C. da (2003). Visões da diáspora portuguesa: dinâmicas identitárias e dilemas políticos entre portugueses e lusodescendentes de São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, Unicamp, Campinas.

SILVA NETO, F. R. da (2007). Os japoneses no Pará: um estudo sobre a construção de identidades. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFPA, Belém.

SILVA, S. A. da (1995). Costurando sonhos: etnografia de um grupo de imigrantes bolivianos que trabalham no ramo da costura em São Paulo. Dissertação de mestrado, Departamento de Integração da América Latina, USP, São Paulo.

______. (2002). Festejando a virgem mãe/terra numa pátria estrangeira: devoções marianas num contexto de permanências e mudanças culturais entre os imigrantes bolivianos em São Paulo. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia, USP, São Paulo.

SIQUEIRA, S. (2006). Migrantes e empreendedorismo na microrregião de Governador Valadares – sonhos e frustrações no retorno. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia e Antropologia, UFMG, Belo Horizonte.

SOARES, C. A. (1997). Emigração de cirurgiões-dentistas brasileiros para Portugal. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Unicamp, Campinas.

SOARES, G. A. D. (2005). “O calcanhar metodológico da Ciência Política no Brasil”. Sociologia, problemas e práticas, [S.I.], n. 48, p. 27-52.

SOUZA, Y. N. (2009). A comunidade uchinanchu na era da globalização: contrastando “okinawanos” e “japoneses”. Dissertação de mestrado, Departamento de Antropologia, UnB, Brasília.

TAVARES, A. C. (2003a). Existem judeus em Fortaleza? Um estudo sobre identidade. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, UFCE, Fortaleza.

TAVARES, M. C. (2003b). Refazendo a América: imigração temporária de executivos espanhóis para Salvador. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

TEIXEIRA, R. S. (2006). Italianos em casos de conflitos e tensões nas fazendas de café da comarca de Araraquara, 1890- 1914. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFSCar, São Carlos.

VALE, A. F. C. (2005). O vôo da beleza: transvestilidade e devir minoritário. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia, UFCE, Fortaleza.

VAN TUBERGEN, F. (2005). “Self-employment of immigrants: a cross-national study of 17 western societies”. Social Forces, v. 84, n. 2, p. 709-732, Dec.

VAN TUBERGEN, F.; MASS, I.; FLAP, H. (2004). “The economic incorporation of immigrants in 18 western societies: origin, destination, and community effects”. American Sociological Review, v. 69, n. 5, p. 704-727.

VARELA, S. F. (2004). Trajetórias de enriquecimento da elite imigrante: industrialização, mobilidade e capital social no Brasil. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, UnB, Brasília.

VERAS, D. B. (2008). As diásporas chinesas e o Brasil: a comunidade sino-brasileira em São Paulo. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

VIDAL, M. D. O. (2009). Emigrantes brasileiros na Espanha: fluxos, políticas e implicações sociais. Dissertação de mestrado, Departamento de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro.

VIDAL, M. D. S. C. (2000). Brasileiros no Canadá: a descoberta de novos caminhos. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

VILLAS BOAS, S. K. V. (2004). Sexualidade, honra e etnicidade no interior paulista: crimes de defloramento ocorridos no município de São Carlos, 1882 a 1914. Dissertação de mestrado, Departamento de Ciências Sociais, UFSCar, São Carlos.

VILELA, E. M. (2002). Sírios e libaneses e o fenômeno étnico: manipulações de identidades. Dissertação de mestrado em Sociologia e Antropologia, UFMG, Belo Horizonte.

_____. (2006). “Imigrantes internacionais na região Sul do Brasil: uma análise comparativa da inserção ocupacional”.In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, Santa Cruz (RS), Unisc.

_____. (2008). Imigração internacional e estratificação no mercado de trabalho brasileiro. Tese de doutorado, Departamento de Sociologia e Política, UFMG, Belo Horizonte.

ZAMBRANO, L. (2009). De brasileiros a brasiguaios: a emigração brasileira para o Paraguai a partir dos anos de 1970. Tese de doutorado, Departamento de Ciências Sociais, PUC-SP, São Paulo.

Publicado

2011-07-05

Cómo citar

Vilela, E. M., & Lopes, L. B. F. (2011). Balanço da produção acadêmica sobre migração internacional no Brasil. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (72), 55–88. Recuperado a partir de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/359

Número

Sección

Balanços Bibliográficos