Educação e sociedade no Brasil

as condições sociais de definição do tema

Authors

  • Luiz Antônio Cunha

Abstract

A consciência dos efeitos sociais da educa­ção esteve presente no pensamento dos inte­lectuais brasileiros desde a constituição do Es­tado Nacional. Exemplos relevantes podem ser encontrados nas obras de José Bonifácio, Rui Barbosa, Liberato Barroso, Leôncio de Carvalho, Nilo Peçanha e muitos outros. O conteúdo comum desse pensamento mostra a educação, especialmente a escolar, como um meio privile­giado de superação das carências do Brasil, defi­nidas estas pela comparação de nosso país como s “países civilizados”. A educação viria a pro­duzir no Brasil não só as condições da civiliza­ção - que não estavam dadas - mas, também, poderia evitar que se produzissem aqui os efei­tos deletérios do progresso, particularmente os conflitos sociais que sacudiam a Europa, assu­mindo, assim, dupla função social: corretiva e preventiva. [...]

Downloads

Download data is not yet available.

Published

1981-01-22

How to Cite

Cunha, L. A. (1981). Educação e sociedade no Brasil: as condições sociais de definição do tema. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (11), 7–24. Retrieved from https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/26

Issue

Section

Balanços Bibliográficos