O legado intelectual de Bourdieu e a gênese de um programa de pesquisa sociológica na Argentina
entrevista com Fernanda Beigel
Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, Recepção de Bourdieu na Argentina, Campo Cultural, Campo AcadêmicoResumo
A presente entrevista traça o percurso de formação intelectual e as principais incursões de pesquisa de Fernanda Beigel, socióloga argentina, pesquisadora principal do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnicas (CONICET) e professora da Facultad de Ciencias Políticas y Sociales da Universidad Nacional de Cuyo. Tomando por referência a relação que a autora estabeleceu com a “obra” de Pierre Bourdieu, o diálogo encetado permite identificar a importância do esquema analítico do autor francês no desenvolvimento de um programa de pesquisa sociológica origi-nal sobre a realidade social argentina, com especial enfoque ao espaço cultural e ao espaço acadêmico do país. Para além de permitir realizar uma incursão na gênese dos questionamentos sociológicos mobilizados nas pesquisas de Fernanda Beigel, a entrevista identifica a relevância das redes de intelectuais nacionais e internacionais que estão subjacentes à implementação prática de agendas de pesquisa constituídas. Os vínculos e as trocas em pauta dão indicações muito su-gestivas sobre as modalidades de recriação do legado de Bourdieu na investigação sociológica dinamizada na Argentina.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Editora Zouk, 2007.
BOURDIEU, P. Homo Academicus. Minuit: Paris, 1984.
BOURDIEU, P. The field of cultural production: essays on Art and Literature. Ed. and introduced by Randal Johnson. New York: Columbia University Press, 1993.
BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. Sur les ruses de la raison impérialiste. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v. 121-122, p. 109-118, 1998.
BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.-C.; PASSERON, J.-C. Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.