Notas sobre formulações do princípio de tolerância religiosa

Autores

  • Leonardo Barros da Silva Menezes

Palavras-chave:

Tolerância Religiosa, Liberalismo Político, Justificação Pública, Razão Pública

Resumo

Este artigo aborda algumas das contribuições, nas últimas décadas, à formulação de princípios de tolerância religiosa e discute a legitimidade de razões religiosas no espaço público de sociedades democráticas liberais. Inicialmente, expõe-se as problemáticas com as quais os modelos normativos exclusivista e inclusivista se deparam. Após avaliar como cada uma das teorias mencionadas sustenta sua tese e avalia as fragilidades da outra – com base em uma interpretação própria do ideal de razão pública rawlsiano –, são apresentadas duas teorias da tolerância religiosa na corrente liberal-igualitária. Ao aprofundar a análise da razão pública de John Rawls à luz da tolerância religiosa, essa norma é comparada aos critérios normativos de outro liberal-igualitário, Ronald Dworkin. Enfim, examina-se como a teoria crítica de Jürgen Harbermas reinterpreta os princípios de tolerância formulados pelos autores anteriores e propõe normativamente um novo modelo de tolerância religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUDI, R. Religious conviction and secular reason. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

BARRY, B. Justice as impartiality: a treatise on social justice. Oxford: Clarendon Press, 1995. v. 2.

BERLIN, I. Dois conceitos de liberdade. In: ______. Estudos sobre a humanidade: uma antologia de ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 226-272.

D’AGOSTINO, F. Free public reason: making it up as we go. Oxford: Oxford University Press, 1996.

DWORKIN, R. Law’s empire. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

______. Life’s dominion: an argument about abortion, euthanasia and individual freedom. New York: Knopf, 1993.

______. Is democracy possible here? Principles for a new political debate. New Jersey: Princeton University Press, 2006.

______. Justice for hedgehogs. Cambridge: Harvard University Press, 2011.

______. Religion without God. Cambridge: Harvard University Press, 2013.

EBERLE, C. J. Religious conviction in liberal politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

______. Basic human worth and religious restraint. Philosophy and Social Criticism, London, v. 35, n. 1-2, p. 151-181, 2009.

______. Respect and war: against the standard view of religion in politics. In: BAILEY, T.; GENTILE, V. (Ed.). Rawls and religion. New York: Columbia University Press, 2015. p. 29-51xx-xx.

FORST, R. Toleration, justice and reason. In: MCKINNON, C.; CASTIGLIONI, D. (Ed.). The culture of toleration in diverse societies. Manchester: Manchester University Press, 2003. p. 71-85.

______. Toleration in conflict: past and present. Tradução Ciaran Cronin. New York: Cambridge University Press, 2013.

______. Contextos da justiça: filosofia política para além de liberalismo político e comunistarismo. Tradução Denilson Luis Werle. São Paulo: Boitempo, 2010.

GAUS, G. Justificatory liberalism: an essay on epistemology and political theory. Oxford: Oxford University Press, 1996. (Oxford political theory)

GREENAWALT, K. Religious convictions and political choice. New York: Oxford University Press, 1988.

GREENE, A. The political balance of the religion clauses. Yale Law Journal, New Haven, v. 102, p. 1611-1644, 1993.

HABERMAS, J. Religion in the public sphere. European Journal of Philosophy, Hoboken, v. 14, n. 1, p. 1-25, 2006.

______. Between naturalism and religion: philosophical essays. Cambridge: Polity Press, 2008.

LARMORE, C. Patterns of moral complexity. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

______. Political liberalism. Political Theory, London, v. 18, n. 3, p. 339-360, 1990.

LEITER, B. Why tolerate religion? New Jersey: Princeton University Press, 2012.

NAGEL, T. Equality and partiality. Oxford: Oxford University Press, 1991.

RAWLS, J. Political liberalism. New York: Columbia University Press, 2005.

______. Uma teoria da justiça. Tradução Jussara Simões. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

RORTY, R. Religion as a conversation-stopper. In: ______. Philosophy and social hope. London: Penguin, 1999. p. 168-174.

SANDEL, M. Liberalism and the limits of justice. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

SCHMITT, C. Teologia política. Tradução Elisete Antoniuk. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

SCHWARTZMAN, M. Reasoning from conjecture: a reply to three objections. In: BAILEY, T.; GENTILE, V. (Ed.). Rawls and religion. New York: Columbia University Press, 2015. p. 152- 169.

TAYLOR, C. A secular age. Cambridge: Harvard University Press, 2007.

VERBA, S.; SCHLOZMAN, K. L.; BRADY, H. E. Voice and equality: civic voluntarism in American politics. Cambridge: Harvard University Press, 1995.

VITA, A. Sociedade democrática e tolerância liberal. Novos Estudos, São Paulo, n. 84, p. 61-81, 2009.

WEITHMAN, P. J. Religion and the obligation of citizenship. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

WOLTERSTORFF, N.; CUNEO, T. The paradoxical role of coercion in the theory of political liberalism. In: ______. (Ed.). Understanding liberal democracy: essays in political philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2012a. p. 11-40.

______. What are the prospects for public reason liberalism? In: ______. (Ed.). Understanding liberal democracy: essays in political philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2012b. p. 76-112.

______. Why can’t we all just get along with each other? In: ______. (Ed.). Understanding liberal democracy: essays in political philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2012c. p. 277-297.

Downloads

Publicado

2017-03-05

Como Citar

Menezes, L. B. da S. (2017). Notas sobre formulações do princípio de tolerância religiosa. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (83), 93–114. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/432

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos