Desigualdades de progressão educacional no Brasil

interação entre características familiares e contextuais

Autores

  • Arnaldo Mont’Alvão

Palavras-chave:

Progressão educacional, Desigualdades, Efeitos contextuais

Resumo

Este estudo analisa desigualdades de progressão em seis transições no sistema educacional brasileiro, integrando a análise do efeito das características socioeconômicas familiares (dimensão micro) à da influência de efeitos contextuais relacionados aos municípios brasileiros (dimensão macro). São utilizados dados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 para investigar em que medida variações nos indicadores educacionais dos municípios implicam variações na influência das carac-terísticas socioeconômicas dos pais sobre o percurso dos filhos no sistema educacional. Modelos hierárquicos são empregados para realizar essa análise e os principais resultados indicam que o contexto educacional dos municípios tem efeito positivo sobre a trajetória dos estudantes, mesmo controladas as características socioeconômicas familiares; e quanto maior o indica-dor educacional do município, menor o efeito da raça e das origens socioeconômicas sobre a progressão na educação básica

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

Mont’Alvão, A. (2021). Desigualdades de progressão educacional no Brasil: interação entre características familiares e contextuais. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (75), 13–40. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/377

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos