O “Novo Enem” em contextos escolares enquanto objeto de estudo na pós-graduação brasileira

Autores

Palavras-chave:

ENEM, sociologia da educação, escola, políticas públicas

Resumo

O presente trabalho analisa a produção acadêmica em nível de pós-graduação no estudo de processos sociais observáveis relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em contextos escolares. Contemplando o intervalo de 10 anos, de 2009 a 2018, entendido como a primeira década do chamado “Novo ENEM”, o artigo faz um levantamento sobre a produção bibliográfica da pós-graduação brasileira em torno da referida problemática. No total, foram analisados 522 trabalhos de pós-graduação, dos quais 22 (cerca de 4%) problematizam processos sociais observáveis em contextos escolares relacionados ao ENEM. Nenhum destes 22 trabalhos está vinculado a programas de pós-graduação em Sociologia. O trabalho aponta a existência de uma lacuna para a Sociologia da Educação no Brasil, visando, dessa forma, colaborar para a produção de pesquisas que estudem os efeitos do ENEM nas escolas.

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Biografia do Autor

David Pohl, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ)

Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina (PR)

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

Pohl, D., & Fiorelli Silva, I. L. (2022). O “Novo Enem” em contextos escolares enquanto objeto de estudo na pós-graduação brasileira. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, 1(97), 1–17. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/576