Movimentos sociais contemporâneos

um balanço da produção de teses e dissertações em antropologia (2008–2018)

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Movimentos sociais contemporâneos, Antropologia, Ativismos, Ação coletiva

Resumo

Este artigo traz um levantamento bibliográfico sobre movimentos sociais no período de dez anos (2008–2018) no campo da antropologia. A pesquisa foi realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES, uma vez que o boom dos estudos sobre ativismos contemporâneos é bastante recente e aparece de forma mais robusta nas produções acadêmicas da pós‑graduação, sugerindo um interesse crescente no tema entre estudantes brasileiros. A revisão bibliográfica rea‑lizou um recorte de movimentos sociais urbanos, com enfoque nas seguintes temáticas: movimento antiglobalização, junho de 2013 e pós‑junho, gênero e sexualidade, movimento negro, cultura e estilo de vida, movimentos religiosos e conservadores, ecologia e meio ambiente, violência policial, ditadura militar e direitos humanos. Um olhar etnográfico desde as produções brasileiras sugere que as fronteiras entre os chamados novos e novíssimos movimentos sociais são porosas, uma vez que ambas formas de ação coletiva se formam mutuamente na profusão do ativismo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Alegria, Universidade de São Paulo

Departamento de Antropologia.

Lucas Bulgarelli, Universidade de São Paulo

Departamento de Antropologia.

Rosana Pinheiro‑Machado, University of Bath

Departamento de Ciências Sociais e Políticas Públicas.

Referências

ADERALDO, Guilherme Andre. Reinventando a “cidade”: disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de “coletivos culturais” em São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

AGUIÃO, Silvia. Fazer-se no “Estado”: uma etnografia sobre o processo de constituição dos “LGBT” como sujeitos de direitos no Brasil contemporâneo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

AGUIAR, Tais Rodrigues. Cabelo além da estética: transições capilares e identitárias pelas negras. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

ALEGRIA, Paula. Sexualidade, política e juventude: uma etnografia das configurações de experimentação da sexualidade e do movimento estudantil entre alunos de uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

ALEXANDRE, Juliana Ribeiro. Emoções, documentos e subjetivação na construção de transexualidades em João Pessoa/PB. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

ALMEIDA, Anderson Santos. Vidas em espera: uma etnografia sobre a experiência do tempo no processo transexualizador. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

ALMEIDA, Igor Cirilo Faria. “Não queremos gaiolas maiores, queremos gaiolas vazias”: uma etnografia de “defensoras” de animais e vegetarianas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2012.

ALMEIDA, Rosiane Rodrigues de. Quem foi que falou em igualdade?”: controvérsias em torno dos usos e significados da categoria intolerância religiosa entre os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro da cidade do Rio de Janeiro (Comdedine-Rio). Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

ALVES, Thais da Rosa. Entre a política e o movimento: as concepções e as práticas políticas de mulheres negras no Morro da polícia/Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

ANDRADE, Fabiana de. Fios para traçar, jogos para armar: o fazer policial nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

ANDRADE, Fabiana de. Mas vou até o fim: narrativas femininas sobre experiências de amor, sofrimento e dor em relacionamentos violentos e destrutivos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

ANDRADE, Inácio de Carvalho Dias. Movimento social, cotidiano e política: uma etnografia da questão identitária dos sem-teto. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

AQUINO, Carlos Roberto Filadelfo de. A coletivização como processo de construção de um movimento de moradia: uma etnografia do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

AQUINO, Carlos Roberto Filadelfo de. A luta está no sangue: família, política e movimentos de moradia em São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

ARAUJO, Ayni Estevão de. Entre manas e manos: uma etnografia com o movimento de mulheres do hip hop e a Casa do Hip Hop Sanca. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

ARNAUD, Lívia Krause. Mulheres e abortos: negociando moralidades. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

AROSI, Ana Paula. A vítima como categoria política: um estudo etnográfico sobre o movimento de familiares de vítimas de violência no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

AROSI, Ana Paula. “Lutar não é loucura”: gestão de desastres, de crises psicológicas e movimentos de familiares de vítimas após o incêndio na boate Kiss. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

ASSIS, Yérsia Souza de. A experiência das ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe: os cursos de Direito e Medicina. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2014.

AZEVEDO, Desirée de Lemos. “A única luta que se perde é aquela que se abandona”: etnografia entre familiares de mortos e desaparecidos no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Estadual deCampinas, Campinas, 2016.

BARBIERI, Alexia Oliveira. A nova onda liberal: uma etnografia do protagonismo e engajamento pró-liberalismo no Brasil contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

BARBOSA, Bruno Cesar. Imaginando trans: saberes e ativismos em torno das regulações das transformações corporais do sexo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BARBOSA, Fernanda Stroher. Ocupo, logo existo: ocupações secundaristas e o tecer de outra educação possível. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

BARBOSA, Luanna Mirella de Souza. Localidade ou metrópole? Demonstrando a capacidade de atuação política das travestis no mundo-comunidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

BARRETTI, Fabricio dos Santos. O germinar do Pinheirinho dos Palmares: etnografia das relações entre removidos, movimento social e Estado. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

BATISTA, Paula Nogueira Pires. “Nós comemos e regurgitamos”: feminismos transnacionais e coalizões potenciais a partir da Marcha das Vadias de Goiânia/GO. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

BELTRAME, Priscilla Braga. Aborto: a controvérsia das feminilidades. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

BONIOLO, Roberta Machado. “Um tempo que se faz novo”: o encantamento de uma política pública voltada à regulamentação dos rituais de religiões afro-brasileiras. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

BROCKSOM, Sandra. Vidas e(m) leis: uma etnografia a partir da Lei Maria da Penha. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

BULGARELLI, Lucas. [ALERTA TEXTÃO] – Estratégias de engajamento político do movimento LGBT da cidade de São Paulo em espaços de interação online e off-line (2015-2016). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

CABRAL, Claudia Peixoto. Os dois lados do espelho: protestos de junho de 2013 – construção de discurso de poder e controle social. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

CAMPOS, Natália de. Militância, organização e mobilização antiproibicionista da maconha: coletivos, eventos e marchas em Natal (RN). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

CARMO, Iris Nery do. O “rolê feminista”: uma etnografia entre feministas autônomas em grandes capitais brasileiras. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

CARMO, Milena Mateuzi. Margem adentro: políticas sociais, sujeitos e resistências na zona sul de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

CARNEIRO, Rosamaria Giatti. Cenas de parto e políticas do corpo: uma etnografia de experiências femininas de parto humanizado. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

CORDEIRO, Ana Carolina Silva. Gênero, corpo, saúde e direitos: experiência e narrativas de homens (trans) e homens (boys) em espaços públicos. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

CORREIA, Ana Paula de Santana. Mulheres da periferia em movimento: um estudo sobre novas trajetórias do feminismo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.

DAY, Richard. From hegemony to affinity: The political logic of the newest social movements. Cultural Studies, v. 18, n. 5, p. 716-748, 2004. https://doi.org/10.1080/0950238042000260360

DELLA PORTA, Donatella. Social movements in times of austerity: bringing capitalism back into protest analysis. Londres: John Wiley & Sons, 2015.

DIAS, Adriana Abreu Magalhães. Observando o ódio: entre uma etnografia do neonazismo e a biografia de David Lane. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

DUARTE, Tatiane dos Santos. Sobre persistências históricas ou sobre insistentes rebeldias feministas no movimento ecumênico brasileiro. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

ESCOBAR, Arturo. Culture, practice and politics: anthropology and the study of social movements. Critique of Anthropology, v. 12, n. 4, p. 395-432, 1992. https://doi.org/10.1177%2F0308275X9201200402

ESCOBAR, Arturo. Encountering development: the making and unmaking of the Third World. Princeton: Princeton University Press, 2011.

ESCOBAR, Arturo. The making of social movements in Latin America: identity, strategy, and democracy. NovaYork: Routledge, 2018.

FALCÃO, Thiago Oliveira. Memes, textões e problematizações: sociabilidade e política a partir de uma comunidade de LGBT universitários no Facebook. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

FARIAS, Lillyane Priscila Silva de. “A justiça penal não se realiza a qualquer preço”: etnografia de processos envolvendo estupro de vulnerável no RN. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

FERNANDES, Adriana dos Santos. Escuta Ocupação: arte do contornamento, viração e precariedade no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

FERREIRA, Emilia Juliana. Um grande júri: análise do processamento penal do aborto. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

FERREIRA, Glauco Batista. Arco-íris em disputa: a “Parada da Diversidade” de Florianópolis entre políticas, sujeitos e cidadanias. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

FERREIRA, Glauco Batista. Arte, ativismo e espaço urbano na Baía de São Francisco através das ações do QueerWomen of Color Media Arts

Project – QWOCMAP. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade

Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

FERRIGNO, Mayra Vergotti. Veganismo e libertação animal: um estudo etnográfico. Dissertação (Mestrado em

Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FONTOURA, Renata Moreira. Retóricas, embates e mediações na construção da categoria de assédio sexual no Cairo, Egito: uma etnografia na ONG Harassmap. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

FRANCO, Ana Paula Perrota. Humanidade estendida: a construção dos animais como sujeito de direitos. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

FRANCO, José Luiz de Moraes. Cores e Dores do Movimento LGBT de Belém do Pará: trajetória, participação e luta. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

FREIRE, Laura. Retomando a consciência: reações conservadoras a partir do debate sobre família e gênero. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018.

FREITAS, Thayanne Tavares. Pintando com elas: uma etnografia a partir do coletivo de graffiti Freedas Crew. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

FROEHLICH, Graciela. O bem-estar na carne: um estudo antropológico sobre as relações entre humanos e animais a partir da categoria de “bem-estar animal”. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

GARCIA, Isis de Jesus. A produção de justiça: um estudo sobre o juizado de violência doméstica e familiar contra Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GERBAUDO, Paolo. The mask and the flag: populism, citizenism, and global protest. Oxford: Oxford University Press, 2017.

GIBB, Robert. Toward an anthropology of social movements. Journal des Anthropologues, n. 85-86, p. 233-253, 2001. https://doi.org/10.4000/jda.2904

GIOVANNI, Julia Ruiz di. Cadernos do outro mundo: o Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

GIOVANNI, Julia Ruiz di. Seattle, Praga, Gênova: política anti-globalização pela experiência da ação de rua. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

GOES, Roderlei Nagib. Dos filhos (desaparecidos) deste solo é mãe gentil? Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

GOMES, Carla de Castro. Corpo, emoção e identidade no campo feminista contemporâneo brasileiro: a Marcha das Vadias do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

GOMES, Larisse Louise Pontes. “Posso tocar no seu cabelo?” Entre o liso e o crespo: transição capilar, uma (re)construção identitária? Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

GONÇALVES, Guilherme Neves. De chão e portões: a ocupação cultural de um instituto psiquiátrico e as relações entre arte, política e espaço no contemporâneo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

GORDON, Flavio. A Cidade dos Brights: Religião, Política e Ciência no Movimento Neo-Ateísta. Tese (Doutorado em Antropologia Social) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

GRAEBER, David. The new anarchists. New Left Review, v. 13, n. 6, p. 61-73, 2002.

GUTTERRES, Anelise dos Santos. A resiliência enquanto experiência de dignidade: antropologia das práticas políticas em um cotidiano de lutas e contestações junto a moradoras ameaçadas de remoção nas cidades sede da Copa do Mundo 2014 (Porto Alegre, RS e Rio de Janeiro, RJ). Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

HIRSCH, Olivia. O parto “natural” e “humanizado”: um estudo comparativo entre mulheres de camadas populares e médias no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

HONORATO, Isabelle Brambilla. Entre tensionamentos e disputas: família, religião e o processo de se assumir entre os jovens de uma Igreja inclusiva de Manaus. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

IRISARRI, Victoria. Fora do eixo, dentro do mundo: política, mercado e vida cotidiana em um movimento brasileiro de produção cultural. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

JAD, Islah. NGOs: Between buzzwords and social movements. Development in Practice, v. 17, n. 4-5, p. 622-629, 2007.

JESUS, Fátima Weiss de. Unindo a cruz e o arco-íris: vivência religiosa, homossexualidade e trânsitos de gênero na Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

JUNIOR, Luiz Augusto Mugnai Vieira. Quantas curtidas merece essa trans?: A recepção da transexualidade nas mídias digitais. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho, Marília, 2018.

KRASOTA, Alisson Gebrim. Uma noção de pessoa trans não binária. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

LACERDA, Paula Mendes. O “caso dos meninos emasculados de Altamira”: polícia, justiça e movimento social. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

LEITE, Luciana de Lima Lopes. OCUPAR É REXISTIR! Práticas artísticas como tática de resistência nas ocupações do Coletivo OcupARTHE em Teresina (2014). Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.

LIMA, Andressa Lídicy Morais. Okupar, resistir, insistir: uma etnografia das práticas de ocupação urbana Fortaleza/Ceará. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

LIMA, Anna Georgea Franco Feitosa Mayer de Araujo. Rituais da dor (uma análise do grupo Mães na Dor de João Pessoa PB) – Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

LIMA, Junia Marusia Trigueiro de. O caminhar das palavras: um estudo sobre formas de resistência no discurso zapatista. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

LINS, Beatriz Accioly. A lei nas entrelinhas: a Lei Maria da Penha e o trabalho policial em duas Delegacias de Defesa da Mulher de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

LIRA, Luciana Campelo de. Limites e paradoxos da moralidade vegan: um estudo sobre as bases simbólicas e morais do vegetarianismo. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

LOBATO, Caio Pereira. Devir-democrático e alter-políticas: ensaio etnográfico sobre assembleias populares horizontais do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

LOPES, Joyce Souza. Lugar de branca/o e a/o “branca/o fora do lugar”: representações sobre a branquitude e suas possibilidades de antirracismo entre negra/os e branca/os do/no Movimento Negro em Salvador-BA. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

LOPES, Paulo Victor Leite. Sexualidade e construção de si em uma favela carioca: pertencimentos, identidades, movimentos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

LÓPEZ, Laura Cecília. “Que América Latina se sincere”: uma análise antropológica das políticas e poéticas do ativismo negro em face às ações afirmativas e às reparações no Cone Sul. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

LUCENA, Francisca Marcela Andrade. O funk, o bloco e a rua: práticas artísticas e engajamentos políticos com o Bloco APAFunk. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

MACHADO, Paula Sandrini. O sexo dos anjos: representações e práticas em torno do gerenciamento sociomédico e cotidiano da intersexualidade. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MACHINI, Mariana Luiza Fiocco. Nas fissuras do concreto: política e movimento nas hortas comunitárias da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

MAFFIOLETTI, Cassio de Albuquerque. Retomando a nossa esquina: o movimento hip hop e suas formas de fazer política em Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

MAIA, Camila Pereira. Corpo e estética corporal: o papel das páginas do Facebook no empoderamento de mulheres negras. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

MAIA, Carolina. Entre armários e caixas postais: escritas de si, correspondências e constituição de redes na imprensa lésbica brasileira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MANFRINATO, Helena de Morais. Islã, mídia e direitos humanos: políticas de representação e visibilidade a partir do agenciamento de uma rede de instituições islâmicas no pós-onze de setembro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MASSA, Jimena Maria. “Restituição de identidades” e construção de parentesco em casos de “netos/as apropriados/as” pela ditadura militar argentina. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

MATOS, Lídia de Oliveira. Transição capilar: cabelos, consumo e interseccionalidade no ciberespaço. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2017.

MAZZER, Fernando Lopes. Economia do desejo e desejo de economia: retroalimentação e troca em coletivos da rede fora do eixo no interior de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

MELLO, Jaffia Alves de. Em meio a desafios e conquistas: ativismo feminino popular no grupo Espaço Mulher de Passarinho. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

MENDONÇA, Sara Sousa. Mudando a forma de nascer: agência e construções de verdades entre ativistas pela humanização do parto. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

MESOMO, Juliana Feronatto. Cotidiano em suspenso: remoção de populações e mobilização coletiva no contexto de duplicação da Avenida Tronco em Porto Alegre-RS. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MESTRE, Simone de Oliveira. “Mães guerreiras”: uma etnografia sobre mães de jovens encarcerados em Porto Velho/RO. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

MIRANDA, Sabrina Aguiar. “A trilha do arco-íris”: uma etnografia das sociabilidades políticas do Grupo Rainbow em Resende-RJ. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

MONTEIRO, Anne Alencar. Homens que engravidam: um estudo etnográfico sobre parentalidades trans e reprodução. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

MONTEIRO, Marina. “De pedra e pau”: etnografia sobre o levante popular de junho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e suas continuidades. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

MORAIS, Janaína de Araújo. “Liberdade ainda que vadia”: uma etnografia sobre a Marcha das Vadias do Rio de Janeiro 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

MOREIRA, Raffaella May Fryer. “A gente tava ali”: Repensando a verdade com midiativistas no Rio de Janeiro.

Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

MOURA, Alice Bezerra de Mello. Remoções forçadas, moradas desmanteladas: uma intervenção estatal no Loteamento São Francisco. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

MUHALE, Miguel Joaquim Justino. Lutar, criar, poder popular: uma perspectiva etnográfica do Bloco de lutas pelo Transporte público em Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de. As políticas da cultura: uma etnografia de trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional de cultura. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

NADAI, Larissa. Descrever crimes, decifrar convenções narrativas: uma etnografia entre documentos oficiais da

Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas em casos de estupro e atentado violento ao pudor. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

NOVAIS, Kaito Campos de. Gestos de amor, gestações de lutas: uma etnografia desenhada sobre o Movimento Mães pela Diversidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

NUNES, Marina Cápua. Processo de Transexualização: uma trajetória de militância trans na cidade de Juiz de Fora (2011-2016). Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

OLIVAR, José Miguel Nieto. Guerras, trânsitos e apropriações: políticas da prostituição feminina a partir das experiências de quatro mulheres militantes em Porto Alegre. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

OLIVEIRA, Fabiana Santos Rodrigues de. Maconheirinhos: cuidado, solidariedade, e ativismo de pacientes e seus

familiares, em torno do óleo de maconha rico em canabidiol (CBD). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

OLIVEIRA, Luiz Gustavo Silva de. “O Senhor é meu pastor e ele sabe que eu sou gay”: etnografando duas igrejas inclusivas na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

OSTROWER, Isabel Milanez. Cuidar da casa e lutar pela moradia: a política vivida em uma ocupação urbana. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PANTOJA, Leila Saraiva. “Não leve flores”: crônicas etnográficas junto ao Movimento Passe Livre-DF. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

PATERNIANI, Stella Zagatto. Política, fabulação e a ocupação Mauá: etnografia de uma experiência. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

PEIRANO, Mariza. A antropologia como ciência social no Brasil. Etnográfica, v. 4, n. 2, p. 219-232, 2000.

PEREIRA, Denis da Silva. Violência Contra LGBT’s em Manaus e agências da resistência e do enfrentamento: estudo de uma disputa territorial assimétrica dos campos da moral e do Direito. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

PEREIRA, Renata de Mello Cerqueira. O que acontece embaixo da ponte? Juventudes e ocupação de espaço público. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2016.

PINTO, Ana Cândida Pena Vieira. Presença feminina na liderança neopentecostal brasileira: as profetisas do Espírito Santo e novas formas de adesão religiosa. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

PINTO, Vinicius Cruz. “ALDEIA RESISTE!”: uma etnografia das estratégias políticas da “Aldeia Maracanã” no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

PORTO, Rozeli Maria. Aborto legal e o “cultivo ao segredo”: dramas, práticas e representações de profisionais de saúde, feministas e agentes sociais no Brasil e em Portugal. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

POTECHI, Bruna. Quando começa a pessoa legal? O nascituro no legislativo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

PULHEZ, Mariana Marques. Mulheres mamíferas: práticas da maternidade ativa. Dissertação (Mestrado em

Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

QUINTÃO, Adriana Maria Penna. O que ela tem na cabeça? Um estudo sobre o cabelo como performance identitária. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

RAMOS, Izabela Nálio. Entre “perifeminas” e “minas de artilharia”: participação e identidade de mulheres no hip hop e no funk. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

RANGEL, Marcia Maria Rodrigues. Aborto: o segredo em julgamento. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015.

REGO, Francisco Cleiton Vieira Silva do. Viver e esperar viver: corpo e identidade na transição de gênero de homens trans. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

REIS, Izis Morais Lopes dos. Diálogos e conflitos entre campos de conhecimento: o Ministério Público após a Lei Maria da Penha. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

RENOU, Mariana Vitor. Oferenda e lixo religioso: como um grupo de sacerdotes do candomblé angola de Nova Iguaçu “faz o social”. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

RIBEIRO, Amanda Brandão. Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

RIBEIRO, Daniel de Oliveira Medeiros. Negociando com as normas: transexualidades masculinas, reconhecimentos e agências. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

ROCHA, Rodrigo Carlos da. Projetos e cotidiano de um movimento cristão na Universidade de Brasília: o NVC. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

RODRIGUES, Laís Oliveira. Parir é libertário: etnografia em um grupo de apoio ao parto humanizado de Recife/ PE. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

ROJAS, Mauricio Pardo. Movimentos negros na região do Pacífico Colombiano: organizações, violência e território. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

ROSITO, João Baptista Álvares. O Estado pede perdão: a reparação por perseguição política e os sentidos da anistia no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SALES, Natalia. Fazendo movimento negro: sentidos de política e relações raciais na micropolítica do(s) movimento(s) negro(s) de Duque de Caxias/RJ. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

SAMICO, Shirley de Lima. Um estudo sobre a participação de jovens e mulheres no movimento hip hop. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

SANJURJO, Liliana Lopes. Sangue, identidade e verdade: memórias sobre o passado ditatorial na Argentina. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

SANTOS, Cinthia Marques. Sonhos em movimento: perspectivas de empoderamento de mulheres negras. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

SANTOS, Fabiano Cunha dos. “Pode queimar, tá legalize”: uma antropologia sobre o uso recreativo de drogas na cidade. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SANTOS, Janrryer Mota. Sangue, silêncio e revolta: uma etnografia com mães que perderam seus filhos nas lutas faccionais do crime ou pela violência policial. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

SANTOS, Renata de Oliveira Braga dos. Guerra e parto: uma análise antropológica sobre a humanização do nascimento em Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal deMinas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

SANTOS, Roberta Dayanne de Oliveira. “Eu não vejo muitos negros aqui”: uma etnografia sobre a Política Nacional de Saúde Integral de População Negra em Maceió. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

SCHNEIDER, Kamila Guimarães. “A revolução está no prato”: do global ao local no movimento slow food. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

SEGARRA, Josep Juan. “Paz entre nós, guerra aos senhores!”: uma etnografia sobre o bloco de lutas pelo transporte público e a ocupação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SEGATA, Juliara Borges. “Mamães ativas”: etnografia de um grupo de gestantes. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SIERRA, Andres Leonardo Gongora. Farmacopeia política: uma etnografia do antiproibicionismo e as lutas pela libertação da maconha na Colômbia. Tese (Doutorado Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

SILVA, Anelise Fróes da. Mulheres em movimento(s): estudo etnográfico sobre a inserção de feministas e lésbicas em movimentos sociais institucionalizados e autônomos na cidade de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

SILVA, Gracielle da Costa. Movimento negro ou movimentos negros? As múltiplas vozes da militância antirracista em Campina Grande-PB. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

SILVA, Julia do Carmo da. Feministas por opção, católicas pelo direito de decidir: agentes feministas na Igreja Católica. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

SILVA, Maynara Costa de Oliveira. A via crucis da legalidade: violência sexual, aborto e objeção de consciência em uma maternidade potiguar. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SILVA, Priscilla Monteiro do Nascimento. Performances de gênero e música: etnografia de um movimento riot grrrl no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

SILVA, Raquel Sant’anna. A nação cujo Deus é o Senhor: a imaginação de uma coletividade evangélica a partir da Marcha para Jesus. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Raquel Souza da. Poder, tecnologias digitais e política partidária: a “ideologia horizontal” e os movimentos sociais “#RevoltadoBusão” e “#ForaDilma” em Natal-RN. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

SILVA, Raquel Souza da. Twitter e ciberativismo: o movimento social da hashtag #ForaMicarla em Natal-RN. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SILVA, Sarah Araujo Teixeira e. Para além do silêncio: os discursos femininos sobre as marcas da violência conjugal. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2013.

SILVA, Tamires Barbosa Rossi. Experiências multissituadas: entre cursinhos trans e ativismos: quais narrativas, que cidadania é essa? Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2017.

SILVEIRA, Natália Alves Cardoso Orlandi. “Os assuntos que discutimos são a cara da nossa luta”: um estudo antropológico dos debates feministas em meio às possibilidades de sociabilidade online. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SILVESTRIN, Mauro Leno. O movimento pró canábis no Rio de Janeiro (2002-2012): experiências, trajetórias e atores. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SIMAS, Raquel. Doulas e o movimento pela humanização do parto: poder, gênero e a retórica do controle das emoções. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

SLENES, Rebecca de Faria. Negociação de sentidos: violência e direitos da mulher na prática de ONGs em Marrocos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

SOUSA, Cassia Helena Dantas. Mulheres e itinerários abortivos: etnografia sobre os “caminhos” do misoprostol na capital norteriograndense. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

SOUZA, Aline Ribeiro Quintanilha de. “Nossa bandeira é nosso peito”: gênero, corporalidade e política na Marcha das Vadias do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

SOUZA, Angela Maria de. A caminhada é longa... e o chão tá liso: o movimento hip hop em Florianópolis e Lisboa. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SOUZA, Julia Machado. O fim do antropocentrismo? Propostas para repensar o não humano a partir de militâncias em defesa dos animais na cidade de Florianópolis – SC. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SOUZA, Patricia Lanes Araujo de. Entre becos e ONGs: etnografia sobre engajamento militante, favela e juventude. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

SOUZA, Priscila do Rocio Oliveira de. Celebrando corpos, debatendo movimentos: a sexualidade da mulher negra das redes às festas negras em SP. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

TESTA, Sabrina. Os mínimos indícios de comunhão e libertação: etnografia de um movimento católico conservador. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

TOSCANO, Gabriel Bayarri. Novos conflitos nas cidades e antigas práticas policiais: análise dos mecanismos de mediação em favelas atendidas pelas Unidades de Polícias Pacificadoras – UPPs. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

TRINDADE, Analice Ohashi da. “Vale a pena acreditar na cidade”: o movimento ativista em Curitiba e suas

práticas. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

TROTTA, Clara Cazarini. Entre uma mãe e uma feminista: relações entre feminismos e maternidades. Dissertação

(Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. TUSSI, Fernanda Pivato. Aborto vivido, aborto pensado: aborto punido? As (inter)faces entre as esferas pública e privada em casos de aborto no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

VALPASSOS, Carlos Abrãao Moura. Abortos e histórias sobre eles. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

VARGAS, Janaína Charao. Corpo, experiência e feminismo: um estudo do movimento Marcha das Vadias em

Santa Maria. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

VIANA, Priscila de Souza. Gênero, poder e silêncio: um olhar antropológico sobre narrativas de aborto. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015.

VILELA, Diego Breno Leal. Ativismo vegano em Natal: uma etnografia de mobilização política, alimentação ética e identidades. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

ZAHRA, Vivian Manfrim Muhamed. As representações da(o)s transexuais nas aldeias arquivos do TJRS: alteração do nome social, eis a grande questão. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

ZANOLI, Vinícius Pedro C. Fronteiras da política: relações e disputas no campo do movimento LGBT em Campinas (1995-2013). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

Downloads

Publicado

2020-08-22

Como Citar

Alegria, P., Bulgarelli, L., & Pinheiro‑Machado, R. (2020). Movimentos sociais contemporâneos: um balanço da produção de teses e dissertações em antropologia (2008–2018). BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (93), 1–27. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/512

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos