Tem um corpo nessa alma

encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Antropologia, Performance, Ritual, Drama, Encruzilhada

Resumo

Neste artigo, oferecemos um panorama da antropologia da performance no Brasil e sua produção nas últimas décadas. Nesse campo, danças, cantos, músicas, narrativas, jogos, brincadeiras, procissões, dramatizações, festas e festivais; ma-nifestações sociais e políticas; interações cotidianas; e os rituais de vida e de morte recebem atenção especial, não apenas como possíveis interpretações ou leituras da vida social, mas também por seus aspectos simbólicos, expressivos, poéti-cos, estéticos e políticos que evocam e que produzem. Conceito fluido e multifacetado, a performance será discutida aqui em suas variadas formas: como objeto de estudo, processo analítico e metodológico, e como modo de organizar, expressar e criar experiências. O artigo abrange diversas interseções, organizadas em subtítulos que buscam reconhecer as principais referências da área no Brasil, destacando suas contribuições originais para a prática antropológica no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, C. de C. Caveiras da Performance, a ossada de uma filiação comum: John Dawsey entrevista Richard Schechner. GIS — Gesto, imagem, som, v. 3, n.1, p. 302-308, 2018.

ANDRADE, U. M. Um grande atrator: toré e articulação (inter) étnica entre os Tumbalalá do sertão baiano. Cadernos de Campo, v. 10, n. 10, p. 79-92, 2002. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v10i10p79-92

ANDRELLO, G. Falas, objetos e corpos: autores indígenas no alto rio Negro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 73, p. 5-26, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092010000200001

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Tradução de Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BARCELOS NETO, A. A serpente de corpo repleto de canções: um tema amazônico sobre a arte do trançado. Revista de Antropologia, v. 54, n. 2, p. 981-1012, 2011. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39653

BARCELOS NETO, A. The (de)animalization of objects: food offerings and the subjectivization of masks and flutes

among the Wauja of Southern Amazonia. In: SANTOS-GRANERO, F. (org.). The Occult Life of Things:

Amazonian Theories of Materiality and Personhood. Tucson: University of Arizona Press, 2009. p. 128-153.

BARCELOS NETO, A. Wauja snake-basket: myth and the conceptual imagination of material culture in Amazonia. Mundo Amazónico, v. 7, n. 1-2, p. 115-136, 2016. https://doi.org/10.15446/ma.v7.55701

BAUMAN, R. A Poética do Mercado Público: Gritos de Vendedores no México e em Cuba. Ilha — Revista de Antropologia, v. 11, n. 1-2, p. 17-39, 2009. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p17

BAUMAN, R. Fundamentos da performance. Sociedade e Estado, v. 29, n. 3, p. 727-746, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922014000300004

BAUMAN, R. Language, identity, performance. Pragmatics, v. 10, n. 1, p. 1-5, 2000. http://doi.org/10.1075/ prag.10.1.01bau

BAUMAN, R. Performance. In: BAUMAN, R. (org). Folklore, Cultural Performances, and Popular Entertainments. Nova York: Oxford University Press, 1992. p. 41-49.

BAUMAN, R. Story, Performance and Event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

BAUMAN, R. Verbal Art as Performance. Rowley: Newbury House Publishers, 1977.

BAUMAN, R. Verbal art as performance. American Anthropologist, v. 77, n. 2, p. 290-311, 1975. https://doi.org/10.1525/aa.1975.77.2.02a00030

BAUMAN, R.; BRIGGS, C. L. Poética e Performance como Perspectiva Crítica da Linguagem e Vida Social. Ilha — Revista de Antropologia, v. 8, n. 1-2, p. 185-229, 2006. https://doi.org/10.5007/%25x

BAUMAN, R.; BRIGGS, C. L. Poetics and performance as critical perspectives on language and social life. Annual Review of Anthropology, v. 19, p. 59-88, 1990. https://doi.org/10.1146/annurev.an.19.100190.000423

BAUMAN, R.; BRIGGS, C. L. Voices of modernity: language ideologies and the politics of inequality. Nova York: Cambridge University Press, 2003.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas).

BIÃO, A. J. A Presença do Corpo em Cena nos Estudos da Performance e na Etnocenologia. Revista Brasileira de

Estudos da Presença, v. 1, n. 2, p. 346-359, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266022804

BOUDREAULT-FOURNIER, A.; CAIUBY NOVAES, S.; HIKIJI, R. S. G. Fabricar o Funk em Cidade Tiradentes, São Paulo: performance em etnoficção. Cultures-Kairós, v. 7, p. 1-22, 2016.

BRANDSTETTER, G. Entrelaçamentos culturais em dança. Ilha — Revista de Antropologia, v. 13, n. 1-2, p. 21- 40, 2011. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p21

BRIGGS, C. L.; BAUMAN, R. Genre, intertextuality and social power. Journal of Linguistic Anthropology, v. 2, n. 2, p. 131-172, 1992.

CAMARGO, G. G. A. Antropologia da Dança I. Florianópolis: Insular, 2013.

CAMARGO, G. G. A. Antropologia da Dança II. Florianópolis: Insular , 2015a.

CAMARGO, G. G. A. Antropologia da Dança III. Florianópolis: Insular , 2015b.

CAMARGO, G. G. A. Antropologia da Dança IV. Florianópolis: Insular , 2018.

CAMARGO, R. C. de. Performances culturais: abordagens interdisciplinares. Goiânia: Ed. UFG, 2017.

CAMARGO, R. C. de; CUNHA, F. P.; CORREIA, P. P. (orgs.). Performances da Cultura: Ensaios e Diálogos. Goiânia: Sesc/Fapeg/Kelps, 2015.

CAMARGO, R. C. de; REINATO, E.; CAPEL, H. (orgs.). Performances Culturais: a História Invade a Cena. São

Paulo: Hucitec/PUC Goiás, 2011.

CAMARGO, R. C. de et al. (orgs.). Performances Culturais: Abordagens Interdisciplinares. Goiânia: Ed. Universidade Federal de Goiás, 2019.

CAMPOS, R.; ZOETTL, P. Arte e Antropologia? Para uma espécie de introdução… Cadernos de Arte e Antropologia, v. 1, n. 1, p. 5-8, 2012.

CARDOSO, V. Z. Antropologias em Performance. Ilha — Revista de Antropologia, v. 11, n. 1-2, p. 9-16, 2009.

CARDOSO, V. Z. Danger of words: risk and (mis)comprehension in consultations with the spirits of the povo da rua. Vibrant, v. 14, n. 1, p. 45-60, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43412017v14n1p045

CARDOSO, V. Z. Narrar o mundo: Estórias do “povo da rua” e a narração do imprevisível. Mana, v. 13, n. 2, p. 317-345, 2007a. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132007000200002

CARDOSO, V. Z. O Espírito da Performance. Ilha — Revista de Antropologia, v. 9, p. 197-213, 2007b. https://doi. org/10.5007/%25x

CARDOSO, V. Z. Presenças Inesperadas: A Performance nas Brechas do Cotidiano. In: REUNIÃO BRASILEIRA

DE ANTROPOLOGIA, 25., 2006, Goiânia. Anais [...]. 2006.

CARDOSO, V. Z.; HEAD, S. Encenações da descrença: a performance dos espíritos e a presentificação do real. Revista de Antropologia, v. 56, n. 2, p. 257-289, 2013a. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.82469

CARDOSO, V. Z.; HEAD, S. Girando entre gestos: interrupção como fonte do fluir. Karpa: Journal ofTheatricalities and Visual Culture, v. 6, p. 1-12, 2013b.

CARDOSO, V. Z.; HEAD, S. Matérias nebulosas: coisas que acontecem em uma festa de exu. Religião & Sociedade, v. 35, n. 1, p. 164-192, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872015v35n1cap08

CARLSON, M. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2010.

CARVALHO, L. G. de. A graça de contar: um pai Francisco no bumba meu boi do Maranhão. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2011.

CASTRO, R. de A. Ser em cena, flor ao vento: etnografia de olhares híbridos. Brasília: Editora da UnB, 2012.

CAVALCANTI, M. L. V. de C. Bumba-Meu Boi, Boi Bumbá: a inventividade das tradições populares. Política & Trabalho, n. 49, p. 23-39, 2018a. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n49.40926

CAVALCANTI, M. L. V. de C. Carnaval, ritual e arte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.

CAVALCANTI, M. L. V. de C. Drama, ritual e performance em Victor Turner. Sociologia & Antropologia, v. 3, n. 6, p. 411-440, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752013v363

CAVALCANTI, M. L. V. de C. Luzes e sombras no dia social. O símbolo ritual em Victor Turner. Horizontes Antropológicos, v. 18, n. 37, p. 103-131, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832012000100005

CAVALCANTI, M. L. V. de C. O ritual e a brincadeira: rivalidade e afeição no bumbá de Parintins, Amazonas. Mana, v. 24, n. 1, p. 9-38, 2018b. http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442018v24n1p009

CAVALCANTI, M. L. V. de C.; SINDER, V.; LAGE, G. Victor Turner e a Antropologia no Brasil. Duas visões.

Entrevistas com Roberto DaMatta e Yvonne Maggie. Sociologia & Antropologia, v. 3, n. 6, p. 339-378, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752013v361

CESARINO, P. N. A escrita e os corpos desenhados: transformações do conhecimento xamanístico entre os Marubo. Revista de Antropologia, v. 55, n. 1, p. 75-137, 2012. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.47583

CESARINO, P. N. Conflitos de Pressupostos na Antropologia da Arte: Relações entre pessoas, coisas e imagens. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 93, p. 1-17, 2017. http://dx.doi.org/10.17666/329306/2017

CESARINO, P. N. Eventos ou textos? A pessoa múltipla e o problema da tradução das artes verbais amazônicas. In:

DAHER, A. (org.). Oral por escrito. Chapecó: Argos/Ed. da UFRJ, 2018.

CESARINO, P. N. Texto integral do espetáculo teatral Raptada pelo Raio. Revista Noz — Caderno Livre. São Paulo: Programa de Fomento ao Teatro da Prefeitura de São Paulo/Cooperativa Paulista de Teatro, 2011.

CONQUERGOOD, D. Poetics, play, process, and power: the performative turn in anthropology. Text and Performance Quaterly, v. 9, n. 1, p. 82-88, 1989. https://doi.org/10.1080/10462938909365914

CORREIA, P. P.; CAMARGO, R. C. de (orgs.). Corpo, Estética, Diferença e outras performances nômades. São Paulo: Paulinas, 2016.

CUNHA, E. T. da. Ritual, performance e imagens entre os bororo do Mato Grosso. In: DAWSEY, J. C. et al. (orgs.). Antropologia e performance: ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013. p. 261-278.

DA MATTA, R. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do Dilema Brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

DAWSEY, J. C. Antropologia em performance: entrevista com Richard Schechner. GIS — Gesto, Imagem, Som, v. 3, n. 1, p. 379-439, 2018.

DAWSEY, J. C. Caindo na cana com Marilyn Monroe: tempo, espaço e Bóias-Frias. Revista de Antropologia, v. 40,n. 1, p. 183-225, 1997.

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77011997000100007

DAWSEY, J. C. Corpo, máscara e f(r)icção: a “fábula das três raças” no Buraco dos Capetas. Ilha — Revista de

Antropologia, v. 11, n. 1-2, p. 41-62, 2009. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p41

DAWSEY, J. C. De que riem os boias-frias? Diários de antropologia e teatro. São Paulo: Terceiro Nome , 2013.

DAWSEY, J. C. Nossa Senhora Aparecida e a Mulher Lobisomem: Benjamin, Brecht e o Teatro Dramático na Antropologia. Ilha — Revista de Antropologia, v. 2, n. 1, p. 85-103, 2000.

DAWSEY, J. C. Schechner, teatro e antropologia. Cadernos de Campo (USP. 1991), v. 20, p. 207-213, 2011.

DAWSEY, J. C. Sismologia da performance: palcos, tempos, f(r)icções. Cultures-Kairós, v. 7, p. 1-20, 2016.

DAWSEY, J. C. Victor Turner e Antropologia da experiência. Cadernos de Campo, v. 13, n. 13, p. 163-176, 2005. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p163-176

DAWSEY, J. C. et al. (orgs.). Antropologia e performance: ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome , 2013.

DEVOS, R. V. Arte e agência em documentários etnográficos. Antropologia em Primeira Mão, v. 143, p. 1-20, 2014.

DEVOS, R. V.; VEDANA, V. Do audiovisual à hipermídia. Antropologia em Primeira Mão, v. 120, p. 1-34, 2010.

DEVOS, R. V.; VEDANA, V.; BARBOSA, G. C. Paisagens como panorama e ritmos audiovisuais: percepção

ambiental na pesca da Tainha. GIS — Gesto, Imagem e Som, v. 1, n. 1, p. 41-58, 2016. https://doi. org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116350

ECKERT, C.; ROCHA, A. L. C. da. Antropologia da Imagem no Brasil: experiências fundacionais para a construção de uma comunidade interpretativa. Iluminuras, v. 17, n. 41, p. 277-297, 2016. https://doi.org/10.22456/1984-1191.64571

ESCOBAR, A. The Latin American Modernity/Coloniality Research Program: Worlds and Knowledges Otherwise. Cuadernos del CEDLA, v. 16, p. 31-67, 2004.

FAUSTO, C. B.; FRANCHETTO, B. Tisakisü: Tradição e Novas Tecnologias da Memória (Kuikuro, Alta Xingu). Rio: Museu do Índio-FUNAI, 2008.

FAUSTO, C.; FRANCHETTO, B.; MONTAGNANI, T. Las Formas de la memoria: Arte verbal y música entre los kuikuros del Alto Xingú. Cuadernos Intercambio, v. 10, n. 12, p. 49-75, 2013.

FAUSTO, C. B.; FRANCHETTO, B.; MONTAGNANI, T. Les formes de la mémoire. Art verbal et musique chez les Kuikuro du Haut-Xingu. L’Homme, v. 197, p. 41-69, 2011.

FERRAZ, A. L. M. C. Mulheres, trabalho e redes sociais: Uma experiência etnográfica de produção de performances para o vídeo. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 142-151, 2008.

FERREIRA, F. C. B. Pesquisadoras e suas magias. In: DAWSEY, J. C. et al. (orgs.). Antropologia e performance: ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome , 2013. p. 279-292.

FERREIRA, F.; MULLER, R. P. (orgs.). Performance: Arte e Antropologia. São Paulo: Hucitec, 2010.

FISCHMAN, F. Performance, escritura y oralidad en la socialización profesional de los abogados argentinos. Ilha — Revista de Antropologia, v. 11, n. 1-2, p. 63-84, 2009. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p63

GALLOIS, D. T. Alguns pontos de vista acerca da formação de pesquisadores indígenas no Brasil. Nuevo Mundo- Mundos Nuevos, v. 4, p. 1-15, 2014.

GALLOIS, D. T. Donos, detentores e usuários da arte gráfica kusiwa. Revista de Antropologia, v. 55, n. 1, p. 19-39, 2012. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.46956

GALLOIS, D. T. Gêneses waiãpi, entre diversos e diferentes. Revista de Antropologia, v. 50, n. 1, p. 45-83, 2007. https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000100002

GALLOIS, D. T. Intercâmbio de imagens e reconstruções culturais. Sinopses, v. II, n. 5, p. 82-84, 2000.

GALLOIS, D. T.; CARELLI, V. Diálogo Entre Povos Indígenas: A Experiência de Dois Encontros Mediados

Pelo Vídeo. Revista de Antropologia, v. 38, n. 1, p. 205-258, 1995a. https://doi.org/10.11606/2179-0892.

ra.1995.111448

GALLOIS, D. T.; CARELLI, V. Vídeo e Diálogo Cultural. Horizontes Antropológicos, v. 2, p. 49-57, 1995b.

GEERTZ, C. Mistura de gêneros: a reconfiguração do pensamento social. In: GEERTZ, C. O Saber Local. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 33-56.

GOFFMAN, E. The Interaction Order. American Sociological Review, v. 48, n. 1, p. 1-17, 1983. https://doi.org/10.2307/2095141

GÓMEZ-PEÑA, G. Em defesa da arte da performance. In: DAWSEY, J. et al. (orgs.) Antropologia e Performance: ensaios NAPEDRA. São Paulo: Terceiro Nome , 2013. p. 441-466.

GONÇALVES, R.; OSÓRIO, P. Dança e Cultura Popular. Aceno, v. 1, n. 2, p. 12-24, 2014.

GRAVINA, H. C. Entre “artes” e “ciências”: a performance como construção de conhecimento numa interface entre dança e antropologia social. Revista da Fundarte, v. 5, p. 9-12, 2005.

GRAVINA, H. C. Falar-fazer antropologia: uma experimentação etnográfica do corpo na capoeira Angola. Ilha — Revista de Antropologia, v. 13, n. 1-2, p. 113-138, 2012. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p113

GRAVINA, H. C. Le Monde de la Capoeira Angola vu de Marseille: corps, imaginaires et hiérarchies en jeu. Vibrant, v. 6, n. 1, p. 123-151, 2009.

GONÇALVES, R. S.; OSÓRIO, P. Dança e Cultura Popular. Aceno, v. 1, n. 2, p. 12-24, 2014.

GONÇALVES, R. S.; OSÓRIO, P. Apresentação. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, n. 33, p. 13-23, 2012. https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i33.a136

GRÜNEWALD, R. de A. (org.). Toré: regime encantado do índio do Nordeste. Recife: Massangana/FUNDAJ, 2005.

HANNA, P.; LANGDON, E. J.; VANCLAY, F. Indigenous Rights, Performativity and Protest. Land Use Policy, v. 50, p. 490-506, 2016. https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2015.06.034

HARTMANN, L. Contando histórias com imagens. Doc On-Line — Revista Digital de Cinema Documentário, v. 6, n. 6, p. 55-70, 2009.

HARTMANN, L. Desafios da Diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de

crianças imigrantes. Cadernos Cedes, v. 37, n. 101, p. 45-64, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-

HARTMANN, L. Gesto, palavra e memória: performances de contadores de causos. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011a.

HARTMANN, L. Identidade, Ambigüidade, Conflito: performances narrativas como estratégia de análise da cultura de fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Revista de Investigaciones Folclóricas, Buenos Aires, v. 17, p. 114-122, 2002.

HARTMANN, L. “Just because they’re lies doesn’t mean they’re not true”: Learning and transmission of lies among storytellers. Compaso — Journal of Comparative Research in Anthropology and Sociology, v. 5, n. 2, p. 73-87, 2014.

HARTMANN, L. Medo e encantamento em narrativas orais contadas por crianças. Revista Cerrados, v. 22, n. 35, p. 49-69, 2013.

HARTMANN, L. “Não sendo mentira, são sempre verdade” — aprendizagem e transmissão da mentira entre contadores de causos. Ilha — Revista de Antropologia, v. 13, n. 1-2, p. 139-162, 2012. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p139

HARTMANN, L. Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 24, p. 125-153, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832005000200007

HARTMANN, L. Performances culturais: expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Etnográfica, v. 15, n. 2, p. 233-259, 2011b.

HARTMANN, L.; FISCHMAN, F. (orgs.). Donos da palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.

HEAD, S.; GRAVINA, H. C. Blackness in Movement: Identifying with Capoeira Angola in and out of Brazil. African and Black Diaspora: An International Journal, v. 5, n. 2, p. 194-210, 2012. https://doi.org/10.1080/17528631.2012.695221

HIKIJI, R. S. G. Video, Music and Shared Anthropology. Visual Anthropology, v. 23, n. 4, p. 330-343, 2010. https://doi.org/10.1080/08949468.2010.485009

HIKIJI, R. S. G.; CAFFÉ, C. A Arte e a Rua? Audiovisual Ethnography on the Outskirts of São Paulo. Alter/nativas — Latin American Cultural Studies Journal, n. 2, p. 1-15, 2014.

HYMES, D. Breakthrough into Performance. In: BEN-AMOS, D.; GOLDSTEIN, K. S. (orgs.). Folklore:

Performance and Communication. Paris: Mouton, 1975. p. 11-74.

LAGROU, E. Anaconda-becoming: Huni Kuin image-songs, an Amerindian relational aesthetics. Horizontes Antropológicos, v. 24, n. 51, p. 17-49, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832018000200002

LAGROU, E. Arte Indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/ARTE, 2009.

LAKATOS, I. Falsification and the Methodology of Scientific Research Programmes. In: LAKATOS, I.;

MUSGRAVE, A. (orgs.). Criticism and the Growth of Knowledge: Proceedings of the International Colloquium in the Philosophy of Science. London, 1965. Cambridge: Cambridge University Press , 1970. p. 91-196.

LANGDON, E. J. A fixação da narrativa: do mito para a poética da literatura oral. Horizontes Antropológicos, v. 5, n. 12, p. 13-36, 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71831999000300002

LANGDON, E. J. A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático. GIS — Gesto, Imagem e Som, v. 1, n. 1, p. 9-40, 2016a. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116460

LANGDON, E. J. “A Viagem à Casa das Onças”: Narrativas sobre experiências extraordinárias. Revista de Antropologia, v. 56, n. 2, p. 183-212, 2013. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.82465

LANGDON, E. J. Dialogicalidad, conflicto y memoria en etnohistoria siona. Boletín de Antropología, Medellín, v. 33, n. 55, p. 56-76, 2018a. http://doi.org/10.17533/udea.boan.v33n55a04

LANGDON, E. J. From Rau to Sacred Plants: Transfigurations of shamanic agency among the Siona Indians of Colombia. Social Compass, v. 64, n. 1, p. 343-359, 2017a. http://dx.doi.org/10.1177/0037768617713654

LANGDON, E. J. Indigenous Autonomy in Contemporary Colombia and Implications for the Return of Ethnographic Material. In: REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 6., 2017. Anais [...]. 2017b. p. 21-37. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/issue/view/81>. Acesso em: 4 fev. 2019.

LANGDON, E. J. Mana e Substâncias Xamânicas: As reconfigurações entre as Siona da Colômbia. Revista Campos, v. 19, n. 1, p. 113-135, 2018b. http://dx.doi.org/10.5380/cra.v19i1.64069

LANGDON, E. J. Oír y ver los espíritus: performances chamánicas y los sentidos entre los indígenas siona del Putumayo, Colombia. In: DE MORI, B.; LEWY, M.; GARCÍA, M. A. (orgs.). Sudamérica y sus Mundos audibles. Cosmologías y prácticas sonoras de los pueblos indígenas. Berlim: Iberoamerikanisches Institut / Gebr. Mann Verlag, 2015. (Estudios Indiana 8).

LANGDON, E. J. Performance e Preocupações Pós-Modernas em Antropologia. In: TEIXEIRA, J. G. (org.). Performáticos, Performance e Sociedade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996. p. 23-29.

LANGDON, E. J. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha. Revista de Antropologia, v. 8, n. 1-2, p. 163-183, 2006. https://doi.org/10.5007/%25x

LANGDON, E. J. Textual interpretation in the Amazon. American Anthropologist, v. 99, n. 3, p. 628-629, 1997.

LANGDON, E. J. The Revitalization of Yajé Shamanism among the Siona: Strategies of Survival in Historical Context. Anthropology of Consciousness, v. 27, n. 2, p. 180-203, 2016b. https://doi.org/10.1111/anoc.12058

LANGDON, E. J. The Symbolic Efficacy of Rituals: From Ritual to Performance. Antropologia em Primeira Mão, mv. 95, p. 1-39, 2007.

LANGDON, E. J. The Value of Narrative: Memory and Patrimony among the Siona. Revista del Museu de

Antropologia, v. 11, Supl. Esp. 1, p. 91-100, 2018c. http://dx.doi.org/10.31048/1852.4826.v11.n0.21463

LANGDON, E. J.; PEREIRA, E. L. (orgs.). Rituais e performances: iniciações em pesquisa de campo. Florianópolis: UFSC/Departamento de Antropologia, 2012.

LANGDON, E. J.; WIIK, F. B. Festa de Inauguração do Centro de Turismo e Lazer: uma Análise da Performance Identitária dos Laklãnõ (Xokleng) de Santa Catarina. Ilha — Revista de Antropologia, v. 10, p. 171-199, 2009.

LYRA, L. Da artetnografia à mitodologia e artes cênicas: a máscara-mangue em duas experiências performáticas. In:

DAWSEY, J. C. et al. (orgs.). Antropologia e performance: ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome , 2013. p. 391-410.

LYRA, L. Pontes e pontos de contato: o cavalo-marinho e a arte da performance. In: FERREIRA, F.; MULLER, R. P. (orgs.). Performance: Arte e Antropologia. São Paulo: Hucitec , 2010. p. 254-279.

MACEDO, V. Dos cantos para o mundo: invisibilidade, figurações da cultura e o se fazer ouvir nos corais guarani. Revista de Antropologia, v. 55, n. 1, p. 357-400, 2012. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2012.46969

MACEDO, V. Tracking Guarani songs: between villages, cities and worlds. Vibrant, v. 8, n. 1, p. 377-410, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000100014

MACHADO, L. Z. A Antropologia Brasileira um Triplo Itinerário? In: SIMIÃO, D. S.; FELDMAN-BIANCO, B. (orgs.). O campo da antropologia no Brasil: retrospectiva, alcances e desafios. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2018.

MARTINS, L. M. Afrografias da Memória. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MAXAKALI, T.; ROSSE, E. P. Kõmãyxop cantos xamânicos Maxakali. Rio de Janeiro: FUNAI, 2012. (com CD.)

MONTARDO, D. L. O. Através do Mbaraka: Música, Dança e Xamanismo Guarani. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. (com CD)

MONTARDO, D. L. O. Através Caminhando, cantando e dançando com os pais criadores: o jeroky guarani

visto como performance. Ilha. Revista de Antropologia, v. 11, n. 1-2, 131-144, 2010a. https://doi. org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p131

MONTARDO, D. L. O. Através La música y la danza en la cosmología Guaraní. A Contratiempo: Revista de Música en la Cultura, n. 14, p. 1-8, 2010b.

MONTARDO, D. L. O. Através Para uma Antropologia da Música na Amazônia. In: MONTARDO, D. L. O. Através Amazônia e Outros Temas. PPGAS. Manaus: EDUA, 2010c.

MONTARDO, D. L. O. Através Sons e Espacialidade, os Caminhos nos Cantos e Danças Guarani. Ilha — Revista de Antropologia, v. 20, n. 1, p. 145-162, 2018. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2018v20n1p145

MONTE-MOR, P. Descrevendo culturas: etnografia e cinema no Brasil. Cadernos de Antropologia e Imagem nº 1: antropologia e cinema, primeiros contatos. Rio de Janeiro: NAI/UERJ, 1995. p. 65-74.

MONTEIRO, M. Dança popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Terceiro Nome , 2011.

MULLER, R. A. P. Arte gráfica Asuriní do Xingu: Corpo, mito e pensamento. In: SEVERI, C.; LAGROU, E. (orgs.). Quimeras em diálogo, grafismo e figuração na arte indígena. Rio de Janeiro: 7 Letras , 2013a. p. 163-180.

MULLER, R. A. P. Corpo e imagem em movimento: há uma alma neste corpo. Revista de Antropologia, v. 43, n. 2, p. 165-193, 2000. https://doi.org/10.1590/S0034-77012000000200008

MULLER, R. A. P. Mira Chica..: um estudo sobre arte da performance. In: DAWSEY, J. et al. (orgs.). Antropologia e Performance, ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome , 2013b. p. 361-371.

MULLER, R. A. P. Performance, corpo e ritual entre os Asurini do Xingu. In: RAPOSO, P. et al. (orgs.). A Terra do Não-lugar, diálogos entre antropologia e performance. Florianópolis: Ed. da UFSC , 2013c. p. 171-191.

MULLER, R. A. P. Ritual e performance nas artes indígenas. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 1, supl. 7, p. 69-75, 2008. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5939.revmaesupl.2008.113496

MULLER, R. A. P. Ritual, Schechner e Performance. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 24, p. 67-85, 2005.

NEVES, R. de C. Dramas e Performance: O Processo de Reelaboração Étnica Xukuru nos Rituais, Festas e Conflitos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

OLIVEIRA, A. de P. Quando se canta o conflito: contribuições para a análise de desafios cantados. Revista de Antropologia, v. 50, n. 1, p. 313-345, 2007. https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000100008

PEIRANO, M. O dito e o feito: Ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

PEIRANO, M. Temas ou Teorias? O estatuto das noções de ritual e de performance. Campos — Revista de Antropologia, v. 7, n. 2, p. 9-16, 2006.

RAMOS, D. P. A caminho da Cidade das Onças: diálogos sobre sonhos no percurso para a Serra Grande-Metrópole dos Hupd’äh. Revista de Antropologia, v. 61, n. 1, p. 329-359, 2018. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2018.145528

RAMOS, D. P.; EPPS, P. Caminhos de sopro: discurso xamânico e percursos florestais. Mana, v. 24, n. 1, p. 161- 198, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442018v24n1p161

RAPOSO, P. A “Revolta das Barcas”: sobre silenciamento performativo e imaterialidade do protesto na (in) visibilidade contemporânea das periferias urbanas. GIS — Gesto, Imagem e Som, v. 1, n. 1, p. 59-88, 2016. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116348

RAPOSO, P. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.

RAPOSO, P. Diálogos antropológicos: da teatralidade à performance. In: FERREIRA, F.; MULLER, R. P. (orgs.). Performance: Arte e Antropologia. São Paulo: Hucitec , 2010. p. 19-49.

RAPOSO, P. Festa e performance em espaço público: tomar a rua! Ilha: Revista de Antropologia, v. 16, n. 2, p. 89- 114, 2014. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2014v16n2p89

RAPOSO, P. No performance’s land? Interrogações contemporâneas para uma teoria da performance. In: RAPOSO, P. et al. (orgs.). A Terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. Santa Catarina, Brasil: EDUFSC, 2013. p. 10-16.

RAPOSO, P. et al. (orgs.). A Terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. Florianópolis: EDUFSC,

RIOS, S. et al. Toadas de Santos Reis em Inhumas — GO: tradição, circulação e criação individual. Goiânia: Faculdade de Ciências Sociais/UFG, 2015.

SANTOS, J. O. dos. Ritual, “Cultura” e Transformação: A Festa do Jacaré entre os Arara de Rondônia. In: CUNHA,

M. C. da; CESARINO, P. N. (orgs.). Políticas Culturais e Povos Indígenas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. p. 135-163.

SCHECHNER, R. 11 de Setembro, Arte de Vanguarda? Tradução de Marcelo de Andrade Pereira e Martin Dahlström Heuser. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, n. 2, p. 404-425, 2011a. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266020986

SCHECHNER, R. A Vanguarda Conservadora. Tradução de Martin Dahlström Heuser. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 2, n. 2, p. 573-600, 2012a. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266020985

SCHECHNER, R. Between Theater and Anthropology. Filadélfia: The University of Pennsylvania Press, 1985.

SCHECHNER, R. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Zeca Ligério (org.). Rio de Janeiro: Mauad, 2012b.

SCHECHNER, R. Performance Studies: an introduction. London: Routledge, 2002.

SCHECHNER, R. Performance Theory. Nova York e Londres: Routledge, 1988.

SCHECHNER, R. Podemos ser o (novo) Terceiro Mundo? Tradução de João Gabriel L. C. Teixeira. Sociedade e Estado, v. 29, n. 3, p. 711-726, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922014000300003

SCHECHNER, R. Pontos de Contato entre o pensamento antropológico e teatral. Tradução de Ana Letícia de

Fiori. Cadernos de Campo, v. 20, n. 20, p. 213-236, 2011b. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133. v20i20p213-236 28

SCHECHNER, R. “Pontos de Contato” revisitados. In: DAWSEY, J. C. et al. (orgs.). Antropologia e Performance: ensaios NAPEDRA. São Paulo: Terceiro Nome , 2013. p. 37-65.

SCHECHNER, R. The Future of Ritual. Nova York e Londres: Routledge , 1993.

SCHIEFFELIN, E. Performance and the Cultural Construction of Reality. American Ethnologist, v. 12, n. 4, p. 707-724, 1985. https://doi.org/10.1525/ae.1985.12.4.02a00070

SCHULER ZEA, E. A inquietude do tradutor: notas sobre uma lógica das partes em La chute du ciel. Cadernos de Tradução, v. 2, n. 30, p. 171-184, 2012. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2012v2n30p171

SCHULER ZEA, E. Tradução como iniciação. Cadernos de Tradução, v. 36, n. 3, p. 192, 2016.

SCHULER ZEA, E. Genitivo da Tradução. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 3, n. 1, p. 65-77, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222008000100006

SILVA, R. A. da. Entre “artes” e “ciências”: a noção de performance no campo das ciências sociais. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 24, p. 35-65, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832005000200003

SILVA, R. A. da. Entre o espetáculo musical e a tradição ritual: restaurações da memória do Rei Galanga. Cultures- Kairós, v. 1, p. 1-12, 2016.

SILVA, R. A. da. Negros católicos ou catolicismo negro? Um estudo sobre a construção de identidade negra no Congado mineiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

SILVA, R. A. da. Performance televisiva e montagens congadeiras no sertão das Gerais. Teoria & Sociedade, v. 15, n. 1, p. 178-196, 2008.

SILVA, R. de C. O. da. Superar no Movimento: Etnografia das Performances de Pirráias em Recife e Mais Além. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SINGER, M. When a Great Tradition Modernizes. Chicago: University of Chicago Press, 1972.

STALLAERT, C.; SCHULER ZEA, E. Deslocamentos: estudos no duplo campo de tradução e antropologia. Cadernos de Tradução, v. 2, p. 11-18, 2012.

TAMASO, I. Performances patrimoniais em Goiás: sobre Santos, Santas e Cristos. In: KULEMEYER, J. A.;

CAMPOS, Y. D. S. (orgs.). El lado perverso del patrimonio cultural. San Salvador de Jujuy: Editorial de la Universidad Nacional de Jujuy, 2017. p. 278-292.

TAMBIAH, S. J. Culture, Thought, and Social Action: an Anthropological Perspective. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

TAMBIAH, S. J. Leveling Crowds: Ethnonationalist conflicts and collective violence in South Asia. Berkeley: University of California Press, 1996.

TAYLOR, D. O Arquivo e o Repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana M. de L. Reis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013a.

TAYLOR, D. Traduzindo performance. In: DAWSEY, J. et al. (orgs.). Antropologia e Performance: ensaios

NAPEDRA. São Paulo: Terceiro Nome , 2013b. p. 9-16.

TEIXEIRA, J. G. L. C. A sociologia dança: um experimento em samba de gafieira. In: PEREIRA, M. A. (org.). Performance e Educação: desterritorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM , 2013. p. 251-264.

TEIXEIRA, J. G. L. C. Análise dramatúrgica e teoria sociológica. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 37, p. 89-100, 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091998000200005

TEIXEIRA, J. G. L. C. Os estudos da performance e as metodologias experimentais em sociologia da arte. Sociedade em Estudos, v. 4, n. 7, p. 147-156, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202006000100004

TEIXEIRA, J. G. L. C. Performáticos, performance e sociedade. Brasília: Ed. da UnB, 1996.

TEIXEIRA, J. G. L. C.; GARCIA, M. V. C; GUSMÃO, R. (orgs.). Patrimônio imagerial, performance cultural e (re)

tradicionalização. Brasília: ICS-UnB, 2004.

TEIXEIRA, J. G. L. C.; GUSMÃO, R. Performance, cultura e sociedade. Brasília: Ed. da UnB , 2000.

TEIXEIRA, J. G. L. C.; VIANNA, L. C. R. (orgs.). As Artes Populares no Brasil Central performance e patrimônio. Brasília: Idade da Pedra, 2012.

TURNER, V. Dewey, Dilthey e Drama: Um ensaio em Antropologia da Experiência (primeira parte). From

Anthropology of Experience. Tradução de Herbert Rodrigues. Cadernos de Campo, v. 13, n. 13, p. 177-185, 2005a. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p177-185

TURNER, V. Do Ritual ao Teatro: a seriedade humana de brincar. Trad. Michele Markowitz e Juliana Monteiro. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2015.

TURNER, V. Floresta de símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Rio de Janeiro: EdUFF, 2005b.

TURNER, V. From Ritual to Theatre. New York: PAJ Press, 1982.

TURNER, V. O Processo Ritual. Petrópolis: Vozes , 1974.

TURNER, V. The Anthropology of Performance. Nova York: P. A. J. Publications, 1988.

TURNER, V. Social Dramas and Stories about Them. In: MITCHELL, W. J. T. (Org.). On Narrative. Chicago:

University of Chicago Press , 1981.

TURNER, V.; TURNER, E. Performing Ethnography. The Drama Review, v. 26, n. 2, p. 33-50, 1982.

VEDANA, V. Diálogos entre a imagem visual e a imagem sonora: a experiência de escritura do sonoro nos documentários etnográficos. Ciberlegenda, v. 1, p. 29-42, 2011.

VEDANA, V. Escutar no Som: gravação e edição de etnografias sonoras a partir de um paradigma ecológico. Ilha — Revista de Antropologia, v. 20, n. 1, p. 117-144, 2018. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2018v20n1p117

VEDANA, V. Territórios sonoros e ambiências: etnografia sonora e antropologia urbana. Iluminuras, v. 11, n. 25, p. 10, 2010. https://doi.org/10.22456/1984-1191.15537

VIEIRA, J. G. Festas e brincadeiras: a vida cerimonial dos potiguaras. Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes, v. 14, n. 1/2, p. 40-50, 2008.

WAUJA, A. et al. Serpentes da transformação: desenhos da Amazônia indígena. PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 1, n. 6, p. 196-214, 2016.

ZUMTHOR, P. A Letra e a Voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, P. Introdução à Poesia Oral. Campinas: Hucitec, 1997.

ZUMTHOR, P. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Educ, 2000.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Hartmann, L., & Langdon, . E. J. (2020). Tem um corpo nessa alma: encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (91), 1–31. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/496

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos