Vizinhança, violência urbana e educação no Rio de Janeiro

Efeitos territoriais e resultados escolares

Autores

  • Eduardo Ribeiro

Palavras-chave:

Resultados escolares, Impactos da violência urbana, Efeito Vizinhança, Efeito Escola, Segregação residencial

Resumo

O artigo trata das formas como efeitos territoriais, os chamados Efeitos de Vizinhança, podem influenciar o cotidiano das pessoas, conformando desfechos individuais e, mais especificamente, afetando resultados escolares. Esse impacto do território representa uma parcela do que a sociologia da educação denomina Efeito Escola, como fatores exógenos às escolas, mas que interferem na vida de alunos, professores e instituições de ensino. O artigo testa os impactos educa-cionais de fatores específicos da realidade social e da distribuição das desigualdades na cidade do Rio de Janeiro, como a violência urbana e um modelo de segregação residencial que conjuga proximidade espacial com distanciamento social, fenômenos nos quais as favelas estão no cerne da discussão.

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Publicado

2013-01-23

Como Citar

Ribeiro, E. (2013). Vizinhança, violência urbana e educação no Rio de Janeiro: Efeitos territoriais e resultados escolares. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (75), 41–87. Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/378

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos