Da memética aos memes de internet

uma revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

Memes, Memética, Imitação social, Cultura digital, Estudos de mídia

Resumo

O artigo se propõe a empreender uma revisão de literatura sobre o campo da memética e as evoluções no conceito de meme, desde a sua fundamentação, ainda na década de 1970, até o emprego contemporâneo, para qualificar fenômenos concernentes ao ambiente digital. Embora o termo meme seja vulgarmente utilizado hoje para designar um conteúdo ou linguagem midiática, sua origem e o campo de investigações a que esteve atrelado procuram responder questões que são, há muito, objeto das ciências sociais. A presente pesquisa se ancora em uma percepção de que os estudos sobre memes podem ser classificados sobre três gerações, de acordo com suas preocupações latentes: um debate ontológico, um debate epistemológico e uma série de estudos aplicados.

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Biografia do Autor

Viktor Chagas, Universidade Federal Fluminense

Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

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Publicado

2021-03-20

Como Citar

Chagas, V. (2021). Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (95). Recuperado de https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119

Edição

Seção

Balanços Bibliográficos